Dois jovens talentos da natação jaraguaense ganharam destaque durante os Jogos Mundiais da Juventude Italiana. Ana Beatriz Weller e Vitor Dalcanale, os dois com 14 anos, estiveram de 7 a 15 de junho na cidade de Paestum, próximo à província de Salerno, participando das provas junto com a seleção brasileira de natação e trouxeram para o Brasil sete medalhas.
Continua depois da publicidade
Ana conquistou o bronze nos 50 metros borboleta e duas pratas nas provas de revezamentos (4x50m livre e 4×50 quatro estilos). Vitor surpreendeu todas as expectativas e faturou quatro medalhas de ouro: duas no individual (50m e 100m peito) e mais duas nos revezamentos (4x50m livre e 4×50 quatro estilos).
O que eles trouxeram na bagagem foi além de medalhas. Pela primeira vez os dois participaram da competição internacional e a viagem serviu também para aprender a cultura local. Eles participaram de uma pequena excursão e conheceram a história, a sociedade e a cultura da Itália.
A excursão visitou o museu de Paestum, a Gruta de Pertosa, as ruinas de Paestum, a cidade de Salerno, e também a Costa Amalfitana. Para participar do Jogos Mundiais, os atletas passaram por três seletivas e precisavam ter alguma descendência italiana.
Continua depois da publicidade
– Além de competir com nadadores internacionais tivemos a oportunidade de conhecer a cultura de nossos avós e fazer novos amigos. Foi uma ótima experiência para o nosso currículo – destaca Vitor, que tem descendência italiana por parte do pai.
O nadador não imaginava que subiria no lugar mais alto do pódio em todas as provas que disputou.
– Eu pensava em me sair bem, mas não que conquistaria quatro ouros – admite.
Ana Beatriz, que tem descendência italiana por parte de mãe, disse que o desempenho na prova é uma motivação para continuar a nadar.
– Ver como os outros países nadam e participar de uma competição internacional me deixou bastante confiante – revela.
Continua depois da publicidade
Com a participação de Ana e Vitor, em toda a sua história, a equipe Ajinc/Arroz Urbano/FME, enviou oito nadadores para a competição. O próximo compromisso dos dois jovens talentos é o Campeonato Brasileiro Infantil de Natação de Inverno, que ocorre a partir dessa quinta-feira, em Aracaju (SE). A equipe viaja hoje com 11 nadadores de 13 a 14 anos, que disputarão medalhas com mais de 500 competidores de todo o Brasil.