Moradores de Florianópolis e Criciúma terão a chance de ver de perto a apresentação da primeira orquestra profissional do Brasil formada apenas por mulheres. Na Capital, o espetáculo com a Ladies Ensemble, que faz parte do Projeto Bravíssimo Concertos Barrocos, ocorre nesta quinta-feira (9) e, no Sul do Estado, o evento está marcado para a próxima sexta-feira (10).
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
O grupo, que hoje é composto por 20 instrumentistas, foi criado em 2009, em Curitiba, no Paraná. Segundo Fabiola Bach Akel, fundadora, diretora artística e musical da orquestra, o cenário da música clássica é bastante fechado e, apesar de haver musicistas talentosas, ainda faltam muitas oportunidades.
— O meio da música erudita para mulher é bem fechado, tanto que se você começa a observar as grandes orquestras do mundo, você conta nos dedos da mão a quantidade de mulheres que participam. Regentes mulheres então, esqueça. É quase nada. E isso não acontece por falta de talento, é por falta de oportunidade — explica Fabiola Bach Akel.
A fundadora da orquestra é uma das mulheres que desde o início da trajetória musical enfrentou barreiras para ocupar lugares onde a presença feminina não era comum.
Continua depois da publicidade
— Sou violista e sempre toquei em orquestra desde os 10 anos de idade, mas eu nunca estava liderando, nunca me colocavam para solar e eu sempre tirava as notas mais altas nas audições internas. Com isso eu ficava pensando: “O que está acontecendo?”. Percebi que se eu quisesse esse protagonismo, precisaria montar um grupo só de mulheres. Hoje ensaiamos diariamente, é um trabalho suado de sangue, suor e lágrimas — relata.
Além de incetivar o protagonismo feminino, a diretora da Ladies Ensemble ressalta que a orquestra busca tornar a música erudita cada vez mais conhecida e próxima do público, com apresentações que encantam e transmitem conhecimento a quem assiste.
— Fizemos uma turnê em cidades do Paraná, dentro de um projeto chamado Sinfonia para as Indústrias, e tocamos em cidades do interior, como Cianorte, Umuarama, Terra Roxa e Apucarana. Nós percebemos o encantamento no olhar das pessoas porque não fazemos só aquele formato tradicional de orquestra. Os concertos são comentados, é explicado para as pessoas o que elas vão ouvir e, por mais que em alguns casos a plateia já esteja acostumada com os concertos, sempre terá alguém ali que não conhece — pontua Fabiola.
> Cantora de Floripa é convidada para acompanhar Dionne Warwick em turnê na Europa
Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e bacharel em violino pela mesma instituição, Rebeca Vieira é natural de Joinville, integra a orquestra desde 2018 e coordena o Palco dos 5 Sentidos, espaço que une música clássica e gastronomia no centro de Curitiba.
Continua depois da publicidade
— O que é muito legal do grupo é que fazemos música de verdade, com formação de plateia, temos essa preocupação. É imprescindível que os concertos sejam aproximativos e temos públicos variados. Muitas vezes, temos maestros assistindo aos concertos e muitas vezes temos pessoas que nunca viram um violino na vida — explica Rebeca.
Sobre a afinidade pelo violino, a musicista conta que a escolha pelo instrumento aconteceu ainda na infância.
— Eu acho que o violino tem algo mágico, é um instrumento que as crianças gostam muito, ele tem uma coisa quase mística. Para mim quando criança foi assim. As professoras diziam, e está no diario de classe, que eu gostava muito de piano e bateria, mas o meu xodó era o violino — conta.
> O single “Os elefantes tocam blues” traz delírio poético e musical
Uma exceção para formar novas regentes
As apresentações desta semana, que fazem parte da programação do festival de cultura italiana Mia Cara 2022, terão regência do maestro venezuelano Roberto Ramos, o único homem que estará no palco.
Continua depois da publicidade
Justamente pela dificuldade em encontrar maestras e adequar as agendas das profissionais às datas das apresentações, a Ladies Ensemble começou a formar novas regentes. As aulas, que começaram neste ano, são ministradas por Roberto no Auditório Regina Casillo, em Curitiba.
O maestro, que se aproximou da música aos cinco anos, quando morava com a família nos Estados Unidos, começou na regência aos 14 anos afinando instrumentos, conhecendo a orquestra e estudando as partituras do maestro.
— Para mim foi surpresa porque a Fabiola me chamou para preparar a orquestra. Então, antes do concerto, o grupo estava preparado, chegava a maestra convidada e ela regia. Mas, na primeira semana, já virei o maestro titular — diz o maestro.
> Carolina Brum lança financiamento coletivo para gravar seu primeiro disco
As apresentações da Ladies Ensemble em SC serão baseadas nas obras do compositor e músico italiano Antonio Vivaldi.
Continua depois da publicidade
— Vamos levar um concerto do período barroco. Sobre Vivaldi, na juventude, ele era compositor de um orfanato para meninas e ele pensava em musicar o ambiente da Itália. Ele queria expressar as estações musicalmente, por isso tem tormenta, primavera, inverno, verão — explica.
Neste espetáculo serão apresentados Concerto para 4 Violinos em B Menor RV 580 com as solistas Leila Tascheck, Thalita Ferronato, Oksana Meister e Anadgesda Guerra; Concerto em Lá Menor para Dois Violinos RV 522 com as solistas irmãs Juslei Borges Lajarin e Giselle Borges; As Quatro Estações com a Spalla da Orquestra Juliane Weingartner, na Primavera, Karina Romanó, no Verão, e Morgana Schvetler, no Outono; e a Abertura da Sinfonia L´Olimpiade Em Dó Maior, RV 725.
Serviço – Bravíssimo Concertos Barrocos com Ladies Ensemble
Florianópolis
- Data: 9 de junho
- Horário: 20h
- Local: Teatro Ademir Rosa
- Endereço: Av. Governador Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica
Criciúma
- Data: 10 de junho
- Horário: 20h
- Local: Teatro Elias Angeloni
- Endereço: Av. Santos Dumont, 1498-1608 – São Luís
Continua depois da publicidade
Os ingressos devem ser retirados no site da Sympla, e as apresentações têm entrada gratuita.
Leia também
Desenhos de alunos ilustram vestidos para Festa do Pinhão
Catarinense e gaúcha são presas por tráfico em Natal; veja vídeo