O município de Taió, no Alto Vale do Itajaí, prevê que a enchente que atinge o município seja a maior da história, com o nível do Rio Itajaí do Oeste ultrapassando até mesmo as marcas atingidas em 1983 e 2011.
O prefeito Horst Alexandre Purnhagen alerta que a situação ficou ainda mais crítica no município nas últimas horas. Desde o fim da tarde de domingo (8), a água começou a atingir o segundo andar das casas, pavimento em que moradores haviam se abrigado após o início dos alagamentos.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Com isso, o município passou a receber muitos chamados de resgate de moradores. A prefeitura solicitou reforço ao Corpo de Bombeiros Militar, que deslocou mais dois grupos de oficiais à cidade. Agora, cinco equipes dos bombeiros circulam em barcos para atender aos chamados, retirar os habitantes e levá-los a abrigos. Apesar do alerta, até o momento a cidade não teve ocorrências com vítimas.

O município já ativou cinco abrigos, onde há cerca de 100 pessoas acolhidas, mas a previsão é de que o número deva aumentar nas próximas horas. O prefeito chegou a fazer um apelo aos moradores para que ajudem abrigando vizinhos e familiares, já que os espaços abertos pelo município podem não ser suficientes.

— A cidade está embaixo d’água. Nunca tivemos algo tão severo, pelo menos em um espaço de tempo tão curto, então imaginamos que possa ser a maior da história.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos estragos em Taió

Rio passou dos 11 metros na noite deste domingo

O nível do rio medido no centro de Taió chegou a 11,09 metros às 21h deste domingo. A previsão do município é de que ele ainda possa subir pelo menos mais um metro até a madrugada. Segundo a prefeitura, o rio atingiu 11,65 metros na enchente de 2011, a maior cheia recente da cidade. O município não possui dados exatos sobre o registro em 1983.

O relatório da Defesa Civil de SC das 17h deste domingo indicou que Taió teve 56 milímetros de chuva nas últimas 12 horas. A cidade de Rio do Campo, no entanto, que fica acima de Taió e interfere no nível do rio do município, foi a com maior volume de chuva neste mesmo período, com 100 milímetros de chuva.

Na madrugada deste domingo, a barragem Oeste, localizada na cidade, atingiu a capacidade máxima e verteu, o que também contribui para o aumento do nível do rio na cidade. Segundo o prefeito, a chuva ganhou força após o meio-dia e o ritmo de elevação das águas no rio aumentou após as 14h. Imagens divulgadas pelo município mostram pontes e ruas da região central alagadas.

Continua depois da publicidade

— Nossas equipes estão exaustas e neste momento priorizando o resgate de pessoas.

Veja vídeo de alagamento em Taió

Leia também

SC chega a 131 cidades atingidas pelas chuvas; veja números das cheias no Estado

Quem são os mortos pelas fortes chuvas em SC

FOTOS: Cão ajuda a esquentar dono resgatado com hipotermia de correnteza em SC