A enchente segue castigando Taió, no Alto Vale, uma das cidades mais atingidas pela cheia deste mês. Praticamente todo o município está debaixo d’água pelo terceiro dia consecutivo. O nível do rio é o maior que se tem registro, o que torna o episódio o pior da história dos taioenses.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
A informação foi trazida pelo jornalista Jeferson Kniess em participação na NSC TV nesta terça-feira (10). A cidade está isolada por conta de água nas pistas da BR-470 e praticamente todas as ruas foram afetadas pelos alagamentos. Jeferson conta que a população esperava a inundação, já que houve alertas, mas não que a água subiria tão rápido como ocorreu no domingo (8).
O susto foi tanto naquela noite que 80 ligações de pedido de socorro chegaram a ficar represadas, o que fez a prefeitura solicitar apoio. O Exército foi enviado ao local nesta segunda-feira (9). No momento, ninguém está desassistido, conta o jornalista e morador.
Leia também: Taió prevê enchente “maior do que em 2011” e água já atinge 2º piso das casas; FOTOS
Continua depois da publicidade
Sem dados oficiais, a prefeitura considera as medições feitas por um antigo habitante de Taió, Aldo Bogo. Segundo os registros dele, em 1983, a maior enchente do Vale, o Rio Itajaí do Oeste atingiu 11,85 metros. Nesses últimos dias a altura chegou a 12,11 metros.
Com isso, praticamente todas as ruas da cidade ficaram alagadas. O resgate dos ilhados foi feito por barco e helicópteros. São 322 desabrigados até o momento em seis abrigos, isso sem contar os que recorreram a casa de familiares.
— Nós ficamos felizes em ver os olhos voltados para Taió, ninguém ficou para trás, mas é algo sem precedentes — relata Jeferson.
Leia mais: Grávida caminha por uma hora no meio do mato para escapar de enchente em Taió
As equipes do Exército devem continuar na cidade até a água baixar, para ajudar também na limpeza. A prefeitura decretou situação de emergência.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Imagens aéreas mostram Taió embaixo d’água após enchente histórica