O taekwondo está sendo renovado para tentar manter sua vaga como esporte olímpico e a garantia dos holofotes internacionais. Ele e outros esportes estariam ameaçados com a sua eliminação do programa olímpico em 2012. Uma reunião do Comitê Olímpico Internacional (COI) em julho, em Cingapura, deve decidir seus destinos.
Continua depois da publicidade
O presidente da Federação Mundial de Taekwondo, Choue Chung-won, deu início a uma grande campanha internacional para conquistar torcedores para a arte marcial. Choue quer adotar dispositivos eletrônicos nos protetores que os atletas usam durante as lutas, que vão indicar quando eles foram atingidos, com o objetivo de facilitar a arbitragem. Mais pontos serão dados aos atletas que conseguirem encaixar os golpes através de técnicas difíceis. O tempo da luta foi reduzido e a área de competição diminuída na esperança de aumentar as ações.
O que trabalha contra o taekwondo é a falta de interesse da imprensa durante os Jogos de Atenas, em 2004, comparado com outros esportes.
O COI vai realizar uma votação secreta sobre cada esporte para determinar quais entre os 28 podem ser eliminados para diminuir o tamanho da Olimpíada, ao mesmo tempo que aumenta o interesse global pelos Jogos. Um esporte que não receber 50% de apoio dos 115 membros do COI será eliminado. Se um deixar o programa, há outros cinco – golfe, caratê, rúgbi, squash e esportes de patins – na lista de espera como possíveis substitutos.
As informações são da agência Reuters.
Continua depois da publicidade