Cada variedade de vinho requer um modelo de taça diferente. Pode parecer exagero, mas o formato influencia na degustação da bebida. O aumento no consumo de vinho durante a quarentena pelo coronavírus trouxe novos consumidores e, com eles, algumas dúvidas sobre a melhor forma de aproveitar a bebida. A altura, a largura do bojo e até mesmo o formato da borda muda a forma com que o aroma, a temperatura e o gosto do vinho é sentido.
Continua depois da publicidade
> Curioso para saber como o vinho é produzido? Entenda as etapas de produção em um infográfico
São vários modelos de taça e cada um permite que o vinho tenha contato com diferentes regiões da boca, suavizando ou acentuando sabores. Mas não é necessário ter todos eles em casa. No infográfico abaixo, o enólogo Eduardo Strechar aponta os principais modelos e explica qual o tipo de taça ideal para cada vinho.
Confira como escolher a taça ideal para cada tipo de vinho

Bojo largo e haste longa.
A variação do tamanho das bocas visa explorar as possibilidades dos delicados aromas, reforçando ou não o sabor deste tipo de vinho.
Bojo pequeno e haste longa.
Estes vinhos precisam ser consumidos em temperaturas mais baixas, e a menor proporção da taça auxilia neste aspecto, além de também realçar o aroma das frutas.
Bojo comprido e haste longa.
Preserva a temperatura e mantém as bolhas por mais tempo.
Bojo pequeno e haste curta.
Seu tamanho pequeno enfatiza a necessidade de não ingerir estes vinhos em grandes quantidades, valorizando o paladar mais adocicado.
DA VINHEDOS DO MONTE AGUDO, SC
Leia também:
> Por que existem diferentes tipos de garrafa de vinho?
> Saiba como harmonizar chocolate e vinho
Continua depois da publicidade