O objeto mais desejado pelas 32 seleções que estarão no Brasil em 2014 foi apresentado no Rio de Janeiro nesta quinta-feira: a taça da Copa do Mundo, criada em 1974 para substituir a Jules Rimet. O troféu – que mede 36,8cm de altura e pesa 6.175 quilos – feito em ouro maciço 18 quilates foi recebido com festa no Cristo Redentor, com um visual fantástico em uma manhã de muito sol.
Continua depois da publicidade
O local foi escolhido como ponto de partida do tour que vai passar por todos os continentes, até voltar ao Rio para a final do dia 13 de julho no Maracanã – a primeira parada do tour será no Taiti e, depois, o troféu vai passar por 89 países em uma viagem de 267 dias.
No evento desta quinta, Zagallo, Amarildo, Rivellino, Bebeto e Marcos, representantes dos 5 títulos mundiais do Brasil, se reuniram e repetiram o gesto que ficou para a história, levantando a taça mais importante do mundo. Os cinco campeões saíram do Cristo e foram levados até uma churrascaria em Botafogo. Almoçaram, e depois, junto com diretores da FIFA e do COL conversaram com a imprensa. Zagallo foi o primeiro a falar e revelou ansiedade pelo título em casa:
– Ganhamos tudo em todos os lugares, só falta aqui, estou muito ansioso.
O ex-goleiro Marcos, campeão em 2002 com Felipao, considerou importante a atitude do técnico que confirmou Júlio César na Copa.
Continua depois da publicidade
– O Luiz Felipe sempre apostou nos jogadores da sua confiança, o Júlio e um líder – afirmou.
Durante a entrevista, os cinco ex-jogadores não tiraram o olho da taça. Para ver quem vai ficar com ela em 2014, a lista de solicitações continua subindo: a Fifa confirmou que o número de pedidos por ingressos já rompeu a barreira de 500 mil para a final.