O passar dos anos fez as pessoas se acostumarem mais aos strikes do que aos noves. A cancha seca e amadeirada deu lugar à diversão da pista cheia de óleo e a tradição europeia foi substituída pelo boliche, popular nos Estados Unidos. Mesmo assim, há muitos que ainda mantêm viva a história do bolão e os principais, ou melhor, as principais jogadoras do Brasil neste esporte estarão reunidas a partir de hoje em Blumenau. Isso porque os 15 melhores clubes do país disputam no Esporte Clube Água Verde a Taça Brasil feminina e duelam por um status importante: melhor time em território nacional. São cinco equipes do Rio Grande do Sul, cinco do Paraná e outras cinco de Santa Catarina, somando pouco mais de 200 atletas.
Continua depois da publicidade
E o blumenauense terá opções de sobra para torcer: as equipes do E.C. Água Verde, CC Tiro Velha Central e a S.E.R.C. Salto do Norte, vão representar a cidade. Emoção, (muita) gritaria e aplausos são alguns dos ingredientes que complementam o rolar das bolas e a incansável busca por derrubar 180 pinos (pontuação máxima).
E engana-se quem pensa que o bolão é apenas um passatempo para as garotas que representarão Blumenau. Treinos regulares e intensos marcaram toda a preparação para os times à procura do sonhado troféu. Dirce Grassmanm, capitã do Água Verde, comenta da empolgação de jogar nas canchas conhecidas e acredita que, por isso, as anfitriãs estão um passo à frente.
– A gente sabe os segredinhos das canchas e o lugar certo onde temos que colocar a bola. Tem muitas jogadoras de fora que nunca jogaram aqui, o que complica um pouco no começo até elas se adaptarem. A cancha número 4 será a mais difícil para os outros – comenta Dirce.
Questionada sobre o porquê, a capitã do Água Verde brinca:
Continua depois da publicidade
– Isso é segredo nosso (risos).
A pouco mais de quatro quilômetros dali, as meninas do CCT Velha Central querem provar porque entram com a condição de favoritas. Técnica da equipe, Sara Hoeltgebaum da Silva mostra confiança na união do grupo que joga junto há bastante tempo. Quanto ao status, ela acredita que isso aumenta a pressão para cima da equipe.
Correndo por fora está o Salto do Norte, da técnica e jogadora Valéria Corrêa. Com a preparação intensificada nos últimos dois meses, o time teve partida pelo Campeonato Municipal no início da semana, o que serviu para esquentar os braços das atletas. Para Valéria, ficar entre os três primeiros colocados já seria uma grande conquista.
Seis melhores se classificam à decisão
A Taça Brasil começa hoje com a primeira passada às 17h30min, no Esporte Clube Água Verde (que fica na Rua General Osório, 3.300, no bairro Água Verde). As 15 equipes estão divididas em quatro grupos e as seis que tiverem a melhor produção (derrubando o maior número de pinos) garantem vaga na decisão, que ocorrerá domingo, às 8h. A fase de grupos será em três passadas, enquanto a final será em passada única.
– Vejo por dois lados: o primeiro pela questão técnica, já que as melhores do país estarão por aqui. O segundo é econômico. São 12 equipes que estão em hotéis blumenauenses, gastarão em restaurantes, supermercados e movimentarão o clube Água Verde – avalia Emerson Leobet, técnico do bolão 23 feminino de Blumenau nos Jasc.
Continua depois da publicidade