De olho no Mundial, a Secretaria de Turismo de Pernambuco vai entregar, até o fim do ano, quase 1,7 mil tablets para taxistas de Recife, Fernando de Noronha, Olinda e Porto de Galinhas. A ideia é estimular os profissionais a oferecerem dicas de hospedagens, bares, restaurantes e pontos turísticos aos passageiros. O investimento foi de R$ 1,5 milhão.
Continua depois da publicidade
– O aparelho vem com um aplicativo que possui 35 categorias de busca e três mil lugares armazenados, entre patrimônios históricos, pontos turísticos e praias. Tudo para atender melhor ao turista – explica Jane Mendonça, diretora de estruturação da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur).
Entre os beneficiados, estão taxistas que trabalham em aeroportos, na orla recifense e hotéis – além dos vinculados a cooperativas e sindicatos. Ao passar pelos pontos turísticos, o aplicativo, desenvolvido pela agência de tecnologia de Pernambuco, faz um breve histórico com imagens do local previamente cadastrado.
Presidente da cooperativa de táxi que atua no aeroporto de Recife, Carlos Júnior elogiou a iniciativa, mas alertou que apenas cinco dos 91 veículos que receberam o aparelho estão utilizando o equipamento.
– O aplicativo é muito bom, mas muitos taxistas estão sem usá-lo porque não sabem mexer nos tablets. Eles precisam de aulas práticas de informática. Conversamos com a Empetur, que prometeu disponibilizar essas classes em breve – disse Júnior.
Continua depois da publicidade
Além de dicas turísticas, os usuários podem obter dados sobre hospitais, consulados e casas de câmbio. Vídeos sobre o Recife e guias da BR-232 (rodovia que liga a Capital ao Interior) também podem ser vistos. Os tablets ficarão com os taxistas durante o período de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Com a entrega, uma obrigação: em um prazo de 90 dias, o taxista precisa fazer um curso de capacitação on-line.
– São três módulos, com noções básicas de inglês, espanhol e boas práticas na profissão – completa Jane Mendonça.
O curso pode ser feito no próprio tablet e as lições serão acompanhadas pela Empetur através de uma plataforma de monitoramento inserida nos aparelhos.
O profissional que conclui as aulas recebe um certificado e o selo “Taxista Amigo do Turista” para colocar no veículo. Dos 1.670 tablets adquiridos pelo governo, 1.031 já estão nas mãos dos taxistas.
Continua depois da publicidade