Um projeto experimental está ajudando a Polícia Militar nas rondas pelas ruas de Bombinhas. O sistema de internet sem fio gratuito, implantado no município, permite que as viaturas tenham acesso às 15 câmeras de segurança instaladas pela cidade, com o uso de tablets.
Continua depois da publicidade
O município é o primeiro na região a contar com o serviço, que auxilia os policiais no atendimento das ocorrências.
– Este tipo de monitoramento aumenta a eficácia do trabalho da PM – diz o capitão Eder Jaciel de Souza Oliveira, comandante da 4 ª Companhia da Polícia Militar.
A intenção é que o uso dos tablets e das câmeras ajude a evitar ocorrências e a coibir as rotas de fuga dos criminosos. Inaugurado na semana passada, o sistema foi usado com sucesso na segunda-feira, durante assalto a um supermercado. Através das imagens, os policiais conseguiram, em tempo real, identificar o veículo com o qual os assaltantes haviam fugido.
Oliveira explica que, para facilitar o trabalho da PM, foram instaladas antenas de internet wireless junto de cada câmera. Embora outros municípios da região também tenham monitoramento eletrônico, o diferencial de Bombinhas é a facilidade de acesso às imagens online.
Continua depois da publicidade
Nas demais cidades, como Balneário Camboriú, o acompanhamento é feito pelas equipes que trabalham na central de atendimento de emergências. A expectativa do comando da PM em Santa Catarina é que este tipo de tecnologia passe a ser usado em todo o Estado. Até o fim do ano, 53 cidades terão sistemas de monitoramento, com a instalação de 1,1 mil câmeras de vigilância.