Chega às lojas do Brasil nesta quinta-feira o tablet da Research in Motion (RIM), fabricante do Blackberry. O Playbook tem tela de sete polegadas – bem menor na comparação com o iPad, da Apple -, conecta-se à internet apenas por Wi-Fi e será disponibilizado em três modelos: 16 Gb, 32 Gb e 64 Gb.

Continua depois da publicidade

O principal diferencial do tablet é a integração com os smartphones BlackBerry. O diretor geral da RIM no Brasil, Peter Gould, acredita que a base estabelecida de usuários do smartphone deverá impulsionar as vendas do tablet no Brasil:

– Somos os líderes em smartphones na América Latina. Quase 60% dos smartphones vendidos no continente são BlackBerry. O Brasil é um mercado estratégico que pretendemos conquistar e já lançamos conteúdos próprios em português para esse público – ressalta o executivo.

O Playbook usa a mesma conexão 3G do Blackberry e compartilha conteúdos do BBM e e-mail entre os dois dispositivos. No entanto, como usam sistemas operacionais diferentes, os aplicativos que funcionam no Blackberry não servem para o Playbook. Isso deve mudar nos próximos meses, segundo Gould, com a introdução de um novo sistema operacional, o BBX, anunciado na última terça-feira pelo presidente da Blackberry, Mike Lazaridis, nos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

Apesar de não ter conexão por 3G, o tablet se conecta na internet compartilhando a conexão com smartphones, inclusive de outras marcas. No entanto, a RIM aconselha aos usuários que consultem as operadoras, pois pode haver diferença na cobrança de tarifa com o uso dessa facilidade.

Um dos principais destaques do tablet é a capacidade de executar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Em demonstração, Gould conectou o Playbook a uma projetor, usando um cabo HDMI, e executou um filme. Enquanto o vídeo era projetado sem interrupções, Gould consultava no tablet e-mails e mensagens do BBM.

O preço sugerido do Playbook varia de R$ 1.649 a R$ 2.299, dependendo da configuração de memória. No entanto, uma promoção de lançamento dará R$ 350 reais de desconto em qualquer um dos modelos. A RIM também oferecerá pacotes combinados para a venda de tablets e smartphones de sua marca, com redução no preço dos celulares.

Continua depois da publicidade

* A repórter viajou para São Paulo a convite da Research in Motion