Só dá tablet na lista de presentes do Papai Noel! É o queridinho da vez para opção de presente neste Natal, a pouco mais de duas semanas da festa que comemora o nascimento do Menino Jesus. Nos comércios populares da Grande Florianópolis, os produtos eletrônicos, em geral, estão na preferência.

Continua depois da publicidade

São vários modelos com diferentes opções de preços. Funcionário de um box de eletrônicos no Camelódromo da Capital, Robson Galdino, exemplifica que os valores dos tablets, na loja em que trabalha, variam entre R$ 400 e R$ 1,6 mil. Os preferidos são os que têm boa navegação para internet, são ideais para jogos e aplicativos e para a leitura de jornais e revistas. Antes de comprar, analise bem as funcionalidades.

Foi a compatibilidade com os jogos que fez a técnica em saneamento Francielle Pedrini, 29 anos, comprar um aparelho em um box do Camelão, em São José.

– Comprei um celular há pouco tempo, mas a minha filha de cinco anos e meio não largava ele, pois gosta dos jogos. Então, decidi presenteá-la com um tablet, para que ela tenha um aparelho só dela para os joguinhos – conta Francielle.

Continua depois da publicidade

Além de ser o queridinho da vez, o tablet é sinônimo de atualização tecnológica, o que motivou o militar Alécio Firmino Martins, 53, a levar um para o filho de 12.

::: Garotada não quer ficar para trás

– A criançada quer acompanhar a tecnologia. Não querem ficar para trás. Se os coleguinhas têm o aparelho, eles também querem ter – explica Alécio.

Já o garçom Sérgio Luiz Braga, 29, ficou empolgado com a multifuncionalidade do aparelho.

– Um tablet permite várias possibilidades, desde jogos até filmes – comemora Sérgio.

O presidente da Associação dos Comerciantes do Camelódromo Municipal de Florianópolis, José Roberto Leal, conta que, depois dos tablets, os vídeogames são a segunda opção. Entre os produtos mais acessíveis, José Roberto relata que o público tem buscado itens de perfumaria, bolsas e maquiagens.

Continua depois da publicidade

::: Leve em consideração na hora da escolha

– Câmera para fotos e videochamadas;

– Saída HDMI (para ver vídeos em alta resolução na TV);

– Entrada USB;

– Capacidade de armazenamento e possiblidade de expansão da memória;

– Sistema operacional próprio para tablets;

– Acesso à loja de aplicativos;

– Tamanho da tela;

– Tipos de telas: capacitivas (mais precisas e com repostas rápidas, funcionam apenas com o dedo ou canetas especiais e estão presentes nos tablets top de linha) ou resistivas (menos avançadas, com pouca precisão).

::: Pontos fortes e fracos

– Tablets são bons para: navegar pela internet; ler livros digitais; ler jornais e revistas; consultar e-mail; assistir a vídeos; acessar redes sociais.

– Não são apropriados para: redigir e editar textos; fazer edição avançada de fotos e vídeos; fazer trocas de arquivos USB.

Continua depois da publicidade