A tabela do Catarinense vai mudar para 2020. A fórmula de disputa precisa ser renovada por causa do encolhimento no calendário dos campeonatos estaduais. Para o ano que vem, a CBF não vai permitir disputa de competições durante datas-Fifa (reservada para jogos das seleções no mundo). O Catarinense 2020 tem previsto 16 datas, quatro a menos que a edição deste ano.

Continua depois da publicidade

Na tarde desta quarta-feira, os 10 clubes que disputarão o Campeonato Catarinense estarão reunidos na Federação Catarinense de Futebol (FCF), em Balneário Camboriú, para definir a fórmula do Catarinão 2020. Confira algumas possibilidades com as 16 datas definidas.

Opção 1

Dois grupos de cinco times, com quartas, semifinais e finais.

Os times se enfrentam no mesmo grupo e contra as equipes do outro grupo. Os quatro primeiros de cada um avançam para o mata-mata a partir das quartas de final até a decisão, com jogos de ida e volta. Os dois últimos colocados de cada grupo são rebaixados.

Nesta fórmula estão previstas 15 datas. A Recopa Catarinense, antes do Estadual, pode ser disputada na primeira data disponível pelo calendário de competições da CBF.

Continua depois da publicidade

Opção 2

Dois grupos de cinco times, com semifinais e finais.

Dois grupos de cinco em que os times só enfrentam as equipes dos outro grupo – não jogam entre si no grupo. Classificam-se os dois melhores colocados para quadrangular e dele sairem os finalistas. Os piores de cada grupo serão rebaixados.

Opção 3

Um grupo, um turno, com quartas, semifinais e finais.

A primeira fase em pontos corridos e turno único, com os oito primeiros classificados para mata-mata, em dois jogos, até a decisão. Os dois primeiros são rebaixados.

Novamente seria utilizada uma data a menos que o previsto pelo calendário da CBF.

Leia mais noticias do esporte em Santa Catarina no NSC Total.