A montadora de automóveis japonesa Suzuki suspenderá a produção de veículos e motocicletas em fevereiro por mais tempo que o previsto em cinco fábricas no Japão, a fim de reduzir a produção para exportação, devido à queda na demanda. Segundo informou a empresa, o previsto é cortar a produção de automóveis entre três e oito dias úteis durante fevereiro, dependendo da fábrica.
Continua depois da publicidade
Em Sagara, na província de Shizuoka, por exemplo, a Suzuki vai a suspender a montagem de automóveis por oito dias, além da fabricação de alguns motores entre sete e oito dias. Já em Iwata, também na província de Shizuoka, paralisará a produção durante sete dias. Por sua vez a produção de motos de Suzuki, em uma fábrica em Aichi e duas em Shizuoka, também será paralisada, durante três dias, em fevereiro.
A Associação de Vendedores de Automóveis japonesa informou na semana passada que as vendas de veículos novos no Japão tiveram em 2008 seu pior nível desde 1974, pouco depois da primeira crise do petróleo.
Em todo ano passado foram vendidos 3,21 milhões de veículos no Japão, 6,5% a menos do que em 2007, e em dezembro as vendas caíram 22,3%, seu pior índice desde 1968.
Continua depois da publicidade