A líder da oposição birmanesa Aung San Suu Kyi afirmou nesta segunda-feira acreditar na vitória de seu partido nas eleições legislativas de domingo, mas pediu a seus simpatizantes que tenham paciência porque ainda é “cedo” para clamar o triunfo.

Continua depois da publicidade

“Ainda não é o momento de felicitar nossos candidatos, mesmo se pensamos que ganharam”, afirmou na sede de seu partido.

“Ainda é cedo para felicitar estes candidatos da Liga Nacional para a Democracia (LND) por sua eventual vitória”, completou com um sorriso.

A LND citou estimativas preliminares, segundo as quais teria obtido 70% das cadeiras, mas o partido pede prudência ante a ausência de resultados oficiais que podem começar a ser divulgados nas próximas horas.

“Ganhamos com mais de 70% das cadeiras em todo o país. Mas a comissão eleitoral ainda não anunciou os resultados”, afirmou Win Htein, porta-voz do partido.

Continua depois da publicidade

Os ex-generais que governam o país desde 2011 – após a ‘auto dissolução’ da junta militar -se apresentam como reformistas e prometera respeitar o resultado das urnas, mas os sinais de divergências aumentaram antes das eleições com a detenção de líderes estudantis, com a privação do direito ao voto de milhares de muçulmanos e com a falta de observadores durante a votação antecipada dos militares.

* AFP