Nem eles ficaram fora da onda do ecologicamente correto. Na coleção limitada batizada de Eco-friendly, a estilista britânica Stella McCartney propõe para os óculos o mesmo conceito sustentável das roupas assinadas por ela.

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Além do apelo fashion dos modelos que combinam desenhos vintage com toques futuristas e reproduzem as mesmas estampas dos tecidos usados na coleção 2012 da grife Stella McCartney, o acetato das armações é fabricado com 54% de matérias-primas naturais, combina celulose, ácido de frutas cítricas, óleo de mamona e algodão. Sustentabilidade e muito estilo na medida.

A francesa Öga, da centenária Morel, distribuída nacionalmente pela Fenícia, também apresentou uma linha dos seus tradicionais óculos masculinos com o diferencial de hastes de design arrojado, feitas com madeira de reflorestamento.

Mais do que óculos, algumas peças podem ser enquadradas na categoria “joias”. O Panthere, por exemplo, edição limitada da grife francesa Cartier, é fabricado apenas sob encomenda e tem desenho felino nas hastes cravejadas com 580 diamantes. Para ostentar essa preciosidade, o comprador tem que desembolsar nada menos que 200 mil dólares. Um luxo para poucos.

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A marca também levou outras novidades para a feira (com valores um pouco menos exorbitantes, se comparados ao Panthere, cerca de 20 mil reais), como a coleção Mosaicos, com óculos de acetato desenvolvidos exclusivamente pela Cartier em tons rosé e terrosos, e o modelo Orckids, com orquídeas esculpidas em diamantes nas laterais e hastes em ouro, que, segundo Eliane Gonçales, diretora comercial da divisão de luxo da marca, garante maior durabilidade aos acessórios.

– Os óculos da Cartier também representam o conceito de alta joalheria, têm toda a tradição do acabamento dado a joias da marca -, justificou.

Outra grife renomada que decidiu investir no ramo de óculos foi a italiana Salvatore Ferragamo. Os modelos – que serão comercializados a partir de R$ 900 – trazem símbolos como as charmosas prints dos sapatos da marca, que fazem referência às criações do artista responsável por calçar ícones como Greta Garbo, Sophia Loren e Marilyn Monroe.

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Outra italiana, a Persol, com quase cem anos de tradição no ramo dos óculos, apresentou o Persol Capri Edition, inspirado nas belezas da ilha de Capri, no golfo de Nápoles. Os modelos masculinos e femininos, assim como todos os outros da marca, são feitos manualmente e estão disponíveis em seis cores. Além do preto e o tartaruga, a paleta inclui as tonalidades azul-marinho, eclipse, ilha-verde, areia e castanho. O astro do cinema italiano Marcello Mastroianni foi responsável por eternizar um dos modelos mais famosos da marca. O 649 foi usado por ele em “La Dolce Vita”, de Frederico Fellini, e até hoje é um dos mais vendidos.