A suspensão do X (antigo Twitter), no sábado (31), obriga o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville a buscarem alternativas para o relato de ocorrências. A rede social era utilizada pelas duas corporações para atualização em tempo real das ocorrências atendidas pelos oficiais.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A integração entre a rede social e as corporações possibilitava que a comunidade tivesse acesso imediato às informações dos serviços prestados. A decisão do ministro Alexandre de Moraes, que suspendeu o X, é obteve maioria da primeira turma do STF nesta segunda-feira (2) e será mantida.

Países onde o X é bloqueado

Continua depois da publicidade

Ao NSC Total, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville comunicou que irá aguardar o fim do trâmite no STF e o posicionamento da plataforma antes de buscar uma nova ferramenta de comunicação. A entidade, ainda, reafirmou a importância do canal e relatou que era uma alternativa rápida incorporada pela Central de Emergência.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

Já o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina afirmou que o assunto está sendo discutido na corporação, mas relembrou que as ocorrências também são repassadas pelo aplicativo CBMSC Cidadão, disponível para download em celulares Android e IOS.

Arteris Litoral Sul também busca alternativas

O grupo Arteris divulgou orientações para os motoristas e usuários das rodovias sob concessão nos estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A companhia fazia atualizações 24 horas no X com informações sobre o trânsito nas concessionárias Arteris Litoral Sul, Arteris Planalto Sul, Arteris Régis Bittencourt, Arteris Fluminense e Arteris Fernão Dias, Arteris Intervias e Arteris ViaPaulista. No momento, as condições de tráfego estão sendo divulgadas através do site da Arteris.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Bluesky Social: o que é e como criar conta no “substituto” do X

Conheça as redes sociais para substituir o X no Brasil