Dzhokhar Tsarnaev, 19 anos, suspeito dos ataques na Maratona de Boston, revelou ao FBI que ele e o irmão, Tamerlan, planejaram também um atentado à Times Square, em Nova York.

Continua depois da publicidade

A informação foi anunciada pelo prefeito nova-iorquino, Michael Bloomberg.

De acordo com Bloomberg, os dois teriam construído várias outras bombas e “tinham capacidade para praticar o atentado”. As informações foram fornecidas ao político pelos investigadores de Boston com base nas declarações de Dzhokhar, que está hospitalizado devido a um grave ferimento causado durante perseguição policial há uma semana.

Hoje, uma reportagem do jornal Washington Post levantou dúvidas sobre o tiroteio que precedeu a captura de Dzhokhar em Watertown, após fontes federais confirmarem que o jovem estava desarmado no momento da prisão. No dia em que Dzhokhar foi capturado, as autoridades afirmaram que ele havia tentado se suicidar com um tiro que perfurou a garganta.

Na quarta-feira, o chefe da polícia havia mencionado o plano dos dois irmãos de ir a Nova York, mas acrescentou que o objetivo era “festejar” os atentados em Boston. Eles teriam falado sobre o plano enquanto dirigiam o automóvel roubado, segundo o motorista que havia sido sequestrado.

Continua depois da publicidade

– Estavam falando russo ou checheno, um idioma que o motorista não entendia. Mas ele acredita ter ouvido a palavra “Manhattan”. Podem ter sido palavras no sentido de vir a Nova York para festejar – afirmara Ray Kelly, chefe da polícia de Nova York.

Durante o segundo interrogatório, no qual Dzhokhar se comunicou por escrito com a polícia, o jovem explicou que eles pretendiam usar as bombas que restaram em Nova York.

O plano só não teria sido levado adiante porque o carro estava com pouco combustível. Eles, então, pediram que o proprietário parasse em um posto, mas o motorista escapou e ligou para a polícia, que, em seguida, começou a perseguir o carro.

Após a caçada, a polícia anunciou a morte do irmão mais velho. Dzhokhar continuou sendo procurado por uma megaoperação policial e foi encontrado em um barco na cidade de Watertown. O duplo atentado de Boston, perto da linha de chegada da maratona da cidade, deixou três mortos e 264 feridos em 15 de abril.

Continua depois da publicidade

Desde os atentados de 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas, as autoridades americanas asseguram ter frustrado vários ataques contra os Estados Unidos. A popular Times Square, coração do bairro de casas de espetáculos de Nova York e conhecida por seus anúncios de neon, foi alvo de um atentado fracassado em 1º de maio de 2010, quando a polícia desmantelou um carro-bomba que não chegou a ser detonado.

Hoje, a mãe dos irmãos Tsarnaev fez fortes críticas ao governo americano pela morte de Tamerlan, enquanto o pai anunciou que pretende viajar aos Estados Unidos para cooperar com a investigação e esclarecer o ocorrido. O casal foi interrogado no Daguestão pelo FBI (polícia federal americana) e pelos serviços secretos russos (FSB).