As oito pessoas foram presas em flagrante durante um encontro neonazista na segunda-feira (14) passaram pela audiência de custódia nesta terça (15). A prisão de todos os suspeitos foi convertida em preventiva (por tempo indeterminado) a partir de uma decisão da Justiça, segundo o delegado Arthur Lopes.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O grupo estava em São Pedro da Alcântara, na Grande Florianópolis, em um encontro neonazista quando foi surpreendido pela operação policial. De acordo com a Polícia Civil, os membros são moradores dos três estados do Sul do país.
Segundo o inquérito, o evento é anual e organizado por uma célula neonazista interestadual, com integrantes dos três estados da região Sul. Além disso, os integrantes também participam de um grupo skinhead internacional. Durante as investigações, a equipe encontrou várias artes dos grupos supremacistas, assim como material digital.
“Nazistas têm se sentido mais à vontade para agir”, diz especialista
Continua depois da publicidade
Na manhã de segunda-feira, a equipe cumpriu dois mandados de busca e apreensão. Oito pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de associação criminosa e racismo em um sítio no interior do município Além disso, um dos suspeitos também foi autuado por porte ilegal de arma de fogo.
Veja os materiais de apologia ao nazismo apreendidos:
Leia também
UFSC vive tensão e revolta após episódios de nazismo
Professor de história de SC é investigado por mensagens nazistas: “Eu sou fã do Hitler”
Polícia realiza perícia em locais que registraram casos de apologia ao nazismo na UFSC