A Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil de Blumenau cumpriu, entre terça e quarta-feira, oito de 10 mandados de prisão preventiva por tráfico de drogas, associação ao tráfico e participação nos atentados incendiários contra ônibus registrados em novembro em Blumenau. As prisões são resultado de uma investigação que começou há cinco meses, para apurar a participação de presidiários no tráfico de drogas na cidade e foi sustentada por interceptações telefônicas.

Continua depois da publicidade

Dos oito mandados cumpridos, cinco pessoas já estavam detidas por tráfico de drogas, participação nos atentados e por inserção direta na facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC). Nem todas respondem pelos mesmos crimes.

Quatro estavam detidos no Presídio Regional de Blumenau, e um no Presídio de Itajaí. Joilson Bento de Arruda, 25, Ander Felipe Martins, 20, Cristiano Ribeiro, 29, Rafael de Oliveira, 29 e Valdeci da Silva, 28, foram trazidos do presídio para prestar depoimento. Foram detidos, entre terça e quarta-feira, outros três, são eles: Diego José Martins, 24, André Ricardo dos Santos, 30, e Everson Denzer, 20. E, por fim, dois continuam foragidos.

– A investigação começou em setembro de 2012, a partir da prisão do Ander, para desvendar o tráfico de drogas, mas ao longo da investigação descobriu-se a participação de detentos nos atentados de novembro na cidade e envolvimento com a facção criminosa envolvida nos ataques ao Estado – explica o delegado da Divisão de Repressão a Entorpecentes da Polícia Civil, Ronnie Esteves.

Continua depois da publicidade

Dentre os envolvidos, Ander Felipe Martins, Cristiano Ribeiro, Diego José Martins e Everson Denzer são suspeitos de terem participado diretamente dos atentados ocorridos de novembro do ano passado, onde dois ônibus foram queimados por ordem de dois detentos do Presídio Regional de Blumenau. Para o delegado, a investigação continuará mesmo após a prisão dos foragidos:

– A investigação não encerrou. Este contato dos presos com o mundo externo, através de celulares, infelizmente, não vai acabar enquanto não houver por parte do Estado ou do governo algo que possa impedir essa comunicação. Mas, com a prisão ocorrerá uma diminuição com relação ao tráfico de drogas na cidade.

Durante o cumprimento do mandado de prisão na casa de André Ricardo dos Santos, em Itajubá, foram encontrados cerca de 850 gramas de crack, cocaína e maconha. Na Central de Polícia de Blumenau, as oito pessoas prestaram depoimentos e, na manhã de hoje, serão encaminhadas ao Presídio Regional de Blumenau.

Continua depois da publicidade

Com relação aos atentados que aconteceram em fevereiro deste ano, a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar se há o envolvimento de presos de Blumenau nos ataques.

Contraponto

Em depoimento ao delegado Ronnie Esteves, todos negaram participação nos atentados, na facção criminosa PGC e no tráfico de drogas.