Uma pessoa foi presa preventivamente em Santa Catarina nesta quarta-feira (24) durante uma operação da Polícia Federal contra um grupo suspeito por tráfico internacional de drogas. Segundo as investigações, eles usavam os portos do Espírito Santo para enviar cocaína do Brasil para a Itália, escondidos em placas de mármore e granito. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

De acordo com a PF, a operação, batizada de “La Spezia”, teve início após uma apreensão na Itália de 338 quilos de cocaína em dezembro de 2020. Segundo as autoridades italianas, a droga estava escondida entre pisos de granito, produzidos e embarcados no Espírito Santo. Na época, quatro pessoas foram presas em flagrante – um brasileiro, um italiano e dois albaneses. 

O alvo principal da ação, que foi preso em Goiânia, é um italiano e membro da N’dranguetta, uma organização mafiosa que controla parte do tráfico de cocaína com destino à Europa. De acordo com o g1 ES, o homem preso em Santa Catarina seria um parceiro dele. 

Além das prisões em Goiás e em Santa Catarina, a PF cumpriu cinco mandados de busca e apreensão no Espiríto Santo (3), Goiás (1) e em Santa Catarina (1). A cidade onde os mandados foram cumpridos no estado catarinense não foi divulgada. 

Continua depois da publicidade

A polícia acredita que com a operação desta terça-feira todos os envolvidos no envio da carga apreendida na Itália foram identificados. Eles devem responder pelos crimes de organização criminosa, tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais. As penas podem passar de 30 anos. 

*Com informações do g1

Leia também:

Hang e outros empresários são alvos de ação da PF por supostas mensagens golpistas

Preço da gasolina em Florianópolis está entre os mais caros nas capitais do Brasil

VÍDEO: Atletas descobrem morte de jogadora em quadra após partida em SC