Um dos suspeitos de participar do assalto a uma agência do banco Bradesco em Apiúna, no Vale do Itajaí, morreu na manhã desta sexta-feira (20) após confronto com policiais, informou o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

De acordo com o comandante do Bope, o tenente-coronel José Ivan Schelavin, o suspeito estava escondido em uma área de mata na região de Ribeirão Carvalho, comunidade que fica às margens da BR-470, interior de Apiúna. A identidade dele ainda não foi divulgada.

Também segundo o comandante do Bope, o suspeito portava uma pistola automática e atirou contra a polícia depois de notar a presença dos agentes. Os policiais revidaram e o homem morreu após ser atingido pelos disparos.

A região onde o homem foi morto é a mesma onde outros suspeitos do assalto já foram presos nos dias seguintes ao crime, que aconteceu na última terça-feira (17). Os policiais seguiam em operação no local porque suspeitavam que mais integrantes do grupo continuavam escondidos na mata.

A polícia conseguiu chegar à exata localização do suspeito morto nesta sexta depois que uma moradora da comunidade flagrou um homem escondido dentro do galinheiro no terreno de sua casa e acionou os policiais, na manhã desta sexta. Ele fugiu antes da chegada dos agentes, mas foi encontrado perto do local pouco depois. Pelo menos outro suspeito ainda pode estar escondido naquela região, acreditam os policiais.

Continua depois da publicidade

Prisão de bancário

Também no começo da manhã desta sexta, um bancário suspeito de participação no assalto foi preso pela Polícia Civil na cidade de Timbó. Ele é funcionário da agência que foi assaltada e teria colaborado com os criminosos para o roubo antes e durante a ação.

De acordo com o delegado Ronnie Reis Esteves, o bancário teria repassado informações privilegiadas para os assaltantes e enviado fotografias de abastecimento dos caixas. Ele também teria aberto as gavetas do caixa eletrônico para os bandidos, simulando ser vítima dos criminosos no momento do crime.

De acordo com a Polícia Civil, o bancário é a quarta pessoa presa suspeita de integrar a quadrilha responsável pelo assalto. Outros três suspeitos foram presos em flagrante.

prisão bancário
Bancário suspeito de participar de assalto a agência de Apiúna é preso em Timbó (Foto: Polícia Civil / Divulgação)

Relembre o caso

Por volta das 15h de terça-feira (17), criminosos fortemente armados assaltaram uma agência do Bradesco em Apiúna.

Continua depois da publicidade

Os assaltantes fizeram reféns e chegaram a efetuar disparos durante a ação. Um policial chegou a ser atingido, foi encaminhado a uma unidade de saúde, mas passa bem. Os bandidos fugiram em direção à localidade do Ribeirão Carvalho, a cerca de nove quilômetros do Centro da cidade.

Nessa região a polícia conseguiu capturar o primeiro suspeito, além de diversos objetos utilizados no crime. Logo em seguida os investigadores chegaram a uma outra residência, ainda em Apiúna, onde estavam R$ 208 mil em espécie e cinco gavetas de caixas eletrônicos intactas – e com dinheiro dentro.

No início da tarde de quarta-feira (18), outras três pessoas foram presas. A suspeita da Polícia Civil é de que ao menos oito pessoas participaram do crime.

assalto a banco
(Foto: Patrick Rodrigues / NSC Total)

Quinto caso em nove meses

O roubo a banco em Apiúna foi o quinto grande assalto do ano no Vale do Itajaí. Antes, as cidades de Blumenau (duas vezes, com o crime no Aeroporto Regional e também no Bradesco da Itoupava Central), Mirim Doce e Vidal Ramos (ambas no Alto Vale), já haviam sido alvo de criminosos. Na avaliação da Polícia Militar de Santa Catarina, três motivos levam os bandidos a escolherem o Vale para as ações. Clique aqui e confira.

Continua depois da publicidade