Um homem de 36 anos foi preso nesta terça-feira (8) suspeito de agredir uma pessoa, extorquir turistas e fazer o transporte ilegal de passageiros em Florianópolis. Segundo a polícia, o serviço era oferecido no Aeroporto Internacional Hercílio Luz e não era registrado junto às plataformas oficiais do terminal. As informações são do G1 SC.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
O suspeito é investigado por duas situações, de acordo com a Polícia Civil. A primeira apura uma briga entre o homem em um passageiro que ocorreu no final de 2021. O motivo da discussão foi o valor de uma corrida.
Já o segundo caso é do começo desse ano. O homem é suspeito de exigir um valor acima do praticado a dois turistas durante o serviço.
Segundo o delegado Renan Scandolara, da Delegacia de Proteção ao Turista da Capital, o homem se apresentou, em um primeiro momento, como motorista de aplicativo e, depois, como taxista. Durante a prisão, a polícia encontrou supostas credenciais de aplicativos de transporte e de acesso ao aeroporto, máquinas de pagamentos e um celular.
Continua depois da publicidade
Também foram apreendidos objetos que estariam ligados com a prática do jogo do bicho. Por fim, a polícia também encontrou um taco de baseball com o homem. A suspeita é de que ele pode ter sido usado durante uma briga envolvendo taxistas e motoristas de aplicativo.
> Polícia de Barra Velha apreende quase R$ 150 mil em crack dentro de Fiat 147
Ainda segundo o delegado, as investigações sobre o caso continuam. O nome do suspeito não foi divulgado.
Em nota, a Zurich Airport Brasil, que administra o aeroporto em Florianópolis, disse que atua junto aos órgãos de segurança para coibir o transporte irregular de pessoas. Além disso, a administradora afirmou que considera fundamental as ações da polícia e que orienta os passageiros a não usarem o transporte sem regulamentação.
Veja a nota do aeroporto na íntegra:
“A administradora do aeroporto atua junto aos órgãos de segurança de Santa Catarina para coibir o transporte irregular no aeroporto, tendo em vista que a concessionária não tem poder de polícia. A Zurich Airport Brasil apoia e considera fundamental ações como a realizada hoje pela Polícia Civil.
Continua depois da publicidade
A orientação para os passageiros e visitantes é que não façam uso de transporte irregular e que registrem casos de abordagem deste tipo na delegacia da Polícia Civil presente no aeroporto. A concessionária tem contrato para operação regular no aeroporto com Táxi, Uber, Safer, além de linhas de ônibus que atendem diretamente o aeroporto”.
Como se proteger de motoristas sem regulamentação
A Polícia Civil divulgou, ainda, algumas orientações aos usuários na hora de solicitar transportes terrestres como táxis e aplicativos de transporte, principalmente em locais de grande movimentação. Confira:
- Verifique se o veículo e o motorista são regularizados e evite transportes sem qualquer registro;
- Atente-se ao cadastro dos motoristas junto a aplicativos, verificando sempre se as placas e o modelo do veículo conferem com os dados mencionados em seu “smartphone”.
Leia também:
Furto de fios em Joinville deixa semáforos em frente ao Centreventos sem funcionar
Continua depois da publicidade
Cestas de basquete em praça de Itapema viram alvo da Justiça após polêmica com vizinhos
Taxista de 67 anos morta em Laguna foi alvo de pauladas e 19 golpes de canivete