Um homem de 44 anos foi preso no início da tarde desta sexta-feira acusado de estupro de vulnerável em São José, na região metropolitana da Capital. O acusado, cujo nome não foi divulgado pela Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) josefense, tinha contra si um mandado de prisão preventiva expedido na última semana de 2018.

Continua depois da publicidade

Ele era considerado foragido, mas informações levaram os policiais até o suspeito por volta de 13h30min desta sexta. Ele foi encaminhado ao sistema prisional. Titular da Dpcami de São José, o delegado Leonardo Silva explica que o homem é investigado em quatro inquéritos por estupro de menores de idade.

A quarta vítima era uma adolescente que seria vizinha do homem. Silva não soube dizer o bairro em que os crimes aconteceram. O suspeito era investigado há quatro meses.

Tudo começou com a denúncia formalizada ao delegado Silva de que o homem teria estuprado a sobrinha mais velha, de 11 anos. Psicólogos da Polícia Civil também atuaram no caso. Depois vieram relatos de estupro contra as outras duas sobrinhas mais novas.

De acordo com Silva, os abusos aconteciam "há anos". A última queixa partiu de uma vizinha do suspeito. O inquérito tramitou de setembro a dezembro antes que a Justiça concedesse o pedido de prisão preventiva – sem prazo para expirar – do delegado Silva.

Continua depois da publicidade

— As três sobrinhas sofriam os abusos, mas nenhuma delas sabia da outra. Tudo só veio à tona quando a mais velha descobriu que a mais nova também era abusada. Ela contou para a mãe, e assim as outras também fizeram os relatos sucessivamente. Por isso que foram instruídos quatro inquéritos — explica o delegado.