O jovem de 20 anos suspeito de ferir quatro pessoas a tiros no bairro Ingleses, no Norte da Ilha, em Florianópolis, foi solto poucas horas após ser preso em flagrante, na quarta-feira. Conforme a Polícia Militar, ele tem 14 passagens policiais e uma condenação por tráfico de drogas.

Continua depois da publicidade

Em audiência de custódia em que definiria a necessidade da conversão de prisão em flagrante para provisória ou a possibilidade da liberdade provisória, a juíza Erica Lourenço de Lima Ferreira optou pela segunda opção. Na justificativa, a magistrada diz que, em relação aos tiros nos Ingleses, “(…) tudo indica que se trata de acertos de contas entre membros de facções criminosas, o que não coloca em risco a sociedade, já que é fato isolado e determinado. A prisão do conduzido pode inclusive trazer risco a sua vida.”

Também foram determinadas medidas cautelares para conceder a liberdade, como o suspeito ficar em casa entre 22h e 6h nos dias úteis e não se ausentar das comarcas da região por mais de oito dias sem comunicar a Justiça. A juíza citou ainda que, pela legislação, a prisão preventiva é uma medida excepcional que só deve ser aplicada quando as medidas cautelares não forem adequadas à situação concreta — o que na avaliação da magistrada não seria o caso desta ocorrência.

O crime ocorreu no começo da madrugada de quarta-feira na Estrada Dom João Becker, à 0h20min. Segundo a Polícia Militar (PM), três homens e uma mulher foram baleadas nas proximidades de um restaurante.

Guilherme Fernandes Varela, Joice Caroline Germina, Thiago Denis da Conceição e Cristian Henrique Dias foram atingidos. A maior parte dos disparos atingiu os braços e as pernas das vítimas. Todos foram encontrados conscientes pela PM, mas a situação de Guilherme era mais grave, porque um dos tiros o acertou na costela.

Continua depois da publicidade

Depois de atender a ocorrência, viaturas fizeram buscas nas redondezas e encontraram o jovem de 20 anos suspeito de atirar nos quatro. Ele foi encontrado na comunidade do Siri e disse aos policiais que foi junto a outro rapaz até o local e atirou nas vítimas. O jovem estava com uma pistola calibre 45 e sete munições intactas.