Um homem de 22 anos foi localizado na manhã deste domingo (22) pela Polícia Civil como principal suspeito pelas ameaças de morte e ofensas racistas à vereadora eleita em Joinville Ana Lúcia Martins. Ele seria o autor das postagens em redes sociais feitas na última semana, segundo a delegada Cláudia Lopes Gonzaga, titular da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso (Dpcami). 

Continua depois da publicidade

> Violência, jogos e relações virtuais: qual é o perfil do homem apontado como autor das ameaças à vereadora

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

O mandado de busca e apreensão foi cumprido nesta manhã na casa do suspeito, no bairro Paranaguamirim, zona Sul de Joinville. O homem, que mora com a mãe, já foi interrogado pela Polícia Civil. Ele não teve a identidade divulgada.

> “O racismo é velado em Joinville”, diz primeira vereadora negra eleita na cidade

Continua depois da publicidade

Segundo a delegada, os equipamentos utilizados por ele foram apreendidos. No entanto, o homem não foi preso pois não houve flagrante. Além disso, ainda conforme Cláudia, ele sofre de problemas psiquiátricos, o que muda os procedimentos civis com relação ao formato de prisão ou punição. 

— Ele tem esquizofrenia, então, provavelmente, ele vai passar por procedimento em sanidade. A atuação será em conjunto com o Ministério Público para comprovar autuação — explica a delegada.

O material eletrônico apreendido com o suspeito deve passar por perícia. O mandado foi cumprido pela Polícia Civil em parceria com o Instituto Geral de Perícias. 

> Consciência Negra: ‘Racismo ameaça a vida das pessoas’, diz vereadora atacada em Joinville

Continua depois da publicidade

Primeira mulher negra eleita no Legislativo

Vereadora Ana Lúcia foi vítima de ameaça de morte e ataques racistas
Vereadora Ana Lúcia foi vítima de ameaça de morte e ataques racistas (Foto: divulgação)

Ana Lúcia Martins é a primeira mulher negra eleita na história de Joinville para compor o Legislativo. Ela sofreu uma série de ataques racistas antes mesmo de se eleger, com mais de 3,1 mil votos. Após os resultados das Eleições 2020, Ana Lúcia teve contas invadidas nas redes sociais e sofreu ameaça de morte na última quarta-feira (18).   

> Ataques a vereadora motivam protesto contra racismo no Centro de Joinville

Nos comentários, o perfil que, em um primeiro momento, não possuía identificação clara e teve as postagens excluídas, escreveu frases como “agora só falta a gente matar ela e entrar o suplente que é branco” e “os fascistas mandaram avisar que ela que se cuide”.

O caso repercutiu nacionalmente e aconteceu na semana de celebração à Consciência Negra no Brasil.

> Entidades, associações e políticos se posicionam contra ataques racistas à vereadora em Joinville