O número de casos suspeitos de coronavírus aumentou de 36 para 43 em Santa Catarina entre esta segunda e terça-feira (3). No país, o número aumentou de 433 para 488 – uma alta de 12,7%.
Continua depois da publicidade
Santa Catarina continua com o quinto maior número de casos monitorados no país, atrás de São Paulo (130), Rio Grande do Sul (82), Rio de Janeiro (62) e Minas Gerais (58).
Todos os 43 casos de SC são considerados suspeitos – ainda aguardam o resultado do exame para confirmar ou descartar o quadro. O Estado continua com apenas quatro casos descartados, que já haviam sido desconsiderados antes do Carnaval após exames.
Florianópolis continua como a cidade com maior número de casos suspeitos. No entanto, segundo a Secretaria de Saúde de SC, a Capital tem 12 suspeitas de coronavírus em investigação – apenas uma a mais do que o boletim da segunda-feira (2). Joinville, com sete casos monitorados, é a segunda cidade com mais registros.
Lista de países com pacientes monitorados deve aumentar
O Ministério da Saúde deve divulgar até esta quarta-feira uma nova relação de países em que os pacientes que retornarem ao Brasil com sintomas como febre e tosse serão enquadrados como casos suspeitos de coronavírus.
Continua depois da publicidade
A expectativa é de que o número possa chegar a até 27 países. Até o momento, pessoas que retornaram de 16 países onde já houve transmissão do vírus e apresentarem sintomas como febre e tosse passam a ser considerados casos suspeitos. Os Estados Unidos, por exemplo, deve ser um dos destinos incluídos na lista de locais a terem pacientes monitorados caso apresentem sintomas.
No Brasil, há apenas dois casos confirmados — ambos moradores de São Paulo que estão com sintomas leves, em isolamento domiciliar.
No mundo inteiro, o novo coronavírus já infectou mais de 88 mil pessoas e causou 3 mil mortes. A taxa letalidade segue sendo considerada baixa, de 3,4%.