O uso do gás é tão comum no dia a dia, que os riscos oferecidos pela inadequada instalação dos botijões, ou seus vazamentos, podem ser esquecidos. O perigo silencioso volta a ser lembrado quando ocorrem graves acidentes como a explosão que deixou uma mulher morta em Florianópolis na terça-feira (25), gerando alerta.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

> Quem é a mulher que morreu soterrada após explosão em Florianópolis

Embora ainda não tenha sido confirmado o motivo, a principal hipótese levantada por equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Defesa Civil de Florianópolis é de que um botijão tenha causado a detonação responsável por colocar abaixo uma estrutura de dois andares abaixo em Jurerê e matar uma pessoa soterrada.

Por ser um produto inflamável, o uso do gás comum (GLP) precisa seguir algumas regras, assim como a instalação e a manutenção do botijão. Caso contrário, podem ocorrer os vazamentos responsáveis pelas explosões.

Continua depois da publicidade

Capitão-chefe de Normatização do Corpo de Bombeiros Militar explicou à NSC TV que a explosão ocorre quando a mistura de gás e oxigênio atingem um intervalo específico:

– Se existe uma concentração baixa de gás em determinado ambiente, ele não vai queimar. Da mesma forma, se o vazamento for muito grande e tiver uma grande conservação de gás, ele também não vai sofrer ignição. No entanto, as residências possuem frestas e aberturas que entram ar e podem possibilitar a qualquer momento que a concentração baixe repentinamente para o seu limite de inflamabilidade e causem uma explosão.

> Mulher desaparecida após explosão em Florianópolis mandou mensagem para amiga minutos antes

> “Quebrou televisão, carro, tudo”, diz idoso que teve casa destuída por explosão em Jurerê

Dicas para evitar acidentes com gás 

Capitão do Corpo de Bombeiros Militar, Bruno Lisboa alerta que o gás GLP, ao contrário do gás natural, apresenta risco maiores por ser um mais pesado que o ar. 

Continua depois da publicidade

– Qualquer vazamento do gás de cozinha ele já começa a se acumular no ambiente e vai ficando pelo chão e ocupando o ambiente – explica. 

A primeira orientação de cuidados para evitar acidentes, portanto, é de que o botijão seja instalado ao lado de fora da casa para evitar acúmulos do produto inflamável dentro do ambiente, em caso de vazamentos.

Embora o gás não tenha cheiro, um composto de enxofre é adicionado a ele para revelar possíveis vazamentos. Ao sentir o forte odor, a orientação dos bombeiros é para evitar qualquer atividade elétrica, como acender ou desligar as luzes ou até mesmo mexer no celular. 

> Fotos: veja a destruição da casa atingida por explosão em Jurerê, em Florianópolis

Ainda, é fundamental que os produtos utilizados – como registros, botijões, e mangueiras próprias – sejam certificados pelo Inmetro.

Continua depois da publicidade

– É importante, também, verificar sempre depois da instalação se tem algum vazamento. Pode fazer com uma esponja. Molhar a esponja botar um pouquinho de detergente, ficar amassando ela pra criar espuma e passar em volta do registro (na válvula) e nas mangeiras. Se tiver vazamento vai começar a aparecer bolhas naquela espuma.

Mais dicas importantes para a segurança

– Se o botijão for novo, verifique se contém a marca de certificação do INMETRO.

– Exija e guarde o lacre do botijão de gás, onde está registrado quem o engarrafou.

– A mangueira também é importante e deve conter o prazo de validade, certificação de qualidade e os dados do fabricante.

– A mangueira deve ser feita em material plástico (PVC) incolor e com uma faixa amarela.

– O comprimento da mangueira não deve ser superior a 80 cm.

– Passar a mangueira por trás do forno não é indicado, já que o aquecimento ou o derramamento de líquidos quentes podem danificar o material.

Continua depois da publicidade

– Nunca faça emendas na mangueira.

– Confira sempre o prazo de validade e a substitua, se necessário.

– Não utilize nenhuma ferramenta em seu regulador (o item é ideal para ser apertado manualmente e ferramentas podem danificar) na válvula de gás (registro).

– Não utilize produtos químicos no regulador. A única indicação, para o caso de suspeita de vazamentos é utilizar espuma de sabão.

Leia também

​​SC cria 11 mil empregos em abril, terceiro melhor resultado do país no mês

Recreador é preso suspeito de molestar criança em Jaraguá do Sul

“Talvez o pior momento ainda esteja por vir”, diz secretário sobre a pandemia de Covid-19 em SC

Continua depois da publicidade

Vice-governadora Daniela Reinehr está na lista dos convocados pela CPI da Covid