Cerca de seis mil moradores de Massaranduba ficaram sem água nesse domingo (17). Eles tiverem o abastecimento interrompido em virtude de uma suspeita de contaminação no rio 7 de janeiro, que abastece toda a cidade. Segundo a prefeitura, o fornecimento da água foi restabelecido na manhã desta segunda-feira (18). O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recebeu uma denúncia e está investigando o caso.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Os fiscais da prefeitura constataram mau cheiro e espuma no rio. Em entrevista à NSC TV Joinville, a secretária municipal de Meio Ambiente de Massaranduba, Viviane Hafemann, informou que a falta de água acontece quando há risco de contaminação.
A prefeitura suspeita que a poluição foi causada por despejo irregular de produtos químicos por uma empresa terceirizada. Hafemann lembra que em fevereiro a cidade já havia registrado o mesmo problema.
MP pediu informações sobre as condições da água
O abastecimento é feito pela Águas de Massaranduba, que realizou a testagem da água e vai divulgar o resultado dos exanes em até 10 dias. O órgão é gerido por uma empresa contratada por meio de licitação. Segundo a secretária, há indícios de que a companhia é de fora do município.
Continua depois da publicidade
– Tivemos que procurar o MP de Blumenau, encaminhamos toda a documentação. Informamos ao MP de Jaraguá do Sul, que também está nos acompanhando. Fizemos um boletim de ocorrência junto a Polícia Ambiental e Militar. E também tivemos o IMA (Instituto do Meio Ambiente) que veio nos visitar – detalha.
O MPSC recebeu uma comissão do município reclamando sobre possível poluição. O órgão solicitou mais informações e está verificando o caso.
Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também:
Por que contato ao telefone virou “desafio” na rede municipal de saúde de Joinville
Pane em jet ski interrompe buscas a homem desaparecido no mar em São Francisco do Sul
Justiça determina a restauração da Cidadela Cultural de Joinville