Usuários do SUS de Joinville que aguardam uma consulta com um especialista ou algum exame há mais de seis meses, fiquem atentos ao chamado da Secretaria Muncipal da Saúde. É que uma equipe de funcionários do órgão está ligando para os pacientes a fim de verificar e confirmar se o usuário ainda necessita do exame ou da consulta represada.
Continua depois da publicidade
– Muitas pessoas já passaram por consulta social, tiveram o problema resolvido, ou até já consultaram pelo SUS, mas estão com o nome duas ou três vezes na fila de espera e, por erro de sistema, não foi registrada baixa do procedimento. Precisamos saber do número real de pessoas na fila de espera para planejar a quantidade de consultas com especialistas e de exames que precisam ser comprados ou ter os serviços contratados -, explica o secretário da Saúde, Armando Dias.
Fila de espera defasada
Armando destaca que a fila de espera de exames e consultas que a gestão dispõe atualmente está defasada e não pode ser utilizada como fonte precisa de informação para resolver a situação. O serviço de organização das filas será realizado por meio de ligações telefônicas aos usuários e por ações internas da secretaria.
– Os usuários vão ser contatados entre segunda-feira e sábado, pelos números de telefones cadastrados na ficha de sua unidade de saúde. Esse processo não será feito pelo balcão da recepção e, por isso, é importante que o usuário sempre mantenha o cadastro com endereço e telefone atualizados -, orienta o secretário.
Continua depois da publicidade