O baiano Flávio Costa carimbou a faixa do campeão brasileiro Renato Galvão na etapa de abertura do Super Surfe 2005, em Imbituba (SC). O ubatubense conseguiu tirar a maior nota da bateria (8,73) e depois não entrou mais nenhuma outra onda boa nas séries demoradas de 50cm de altura, no fim da tarde deste sábado, dia 23, na Praia do Rosa.
Continua depois da publicidade
A outra grande surpresa do dia foi a capixaba Yries Pereira, que barrou a vice-campeã brasileira Suelen Naraisa na última quarta-de-final. Entre as meninas, o destaque foi a carioca Andréa Lopes, que estabeleceu um novo recorde feminino de pontuação (15,83 pontos) ao derrotar justamente a ex-recordista Alcione Silva (RN).
As finais ocorrem neste domingo, dia 24. A primeira classificação para o domingo decisivo foi conquistada pela atual campeã brasileira Silvana Lima.
A cearense é a única menina a já arriscar aéreos nas baterias e fez isso contra a ubatubense Luana Prado para vencer com facilidades por 12,00 x 8,43 pontos.
– Fui bem concentrada para a bateria, apesar de muitos acharem que a Luana não é uma adversária difícil, mas bateria é bateria e todas aqui têm nível para vencer qualquer uma – disse Silvana Lima.
Continua depois da publicidade
Sua próxima adversária é a niteroiense Juliana Guimarães, que derrotou a atual campeã brasileira da divisão de acesso do Circuito Brasileiro, a saquaremense Taís de Almeida, num confronto de poucas ondas surfadas que terminou em 9,43 x 6,30 pontos.
Em seguida, a tricampeã brasileira Andréa Lopes deu um show contra a potiguar Alcione Silva, que detinha o recorde feminino no SuperSurf de Imbituba.
Com notas 8,00 e 7,83, somou 0,83 pontos a mais do que os 15 pontos que Alcione registrou na bateria que inaugurou o Circuito Brasileiro Profissional de 2005 na quarta-feira.
– Eu vim bem confiante para cá e estou muito contente em chegar nas semifinais. Sabia que a bateria contra a Alcione ia ser muito difícil, porque ela surfou muito bem no primeiro dia, então eu tinha que pegar ondas boas para poder superá-la. Ainda bem que as ondas vieram e deu para tirar boas notas.
Continua depois da publicidade
Andréa Lopes agora enfrenta a capixaba Yries Pereira, que surpreendeu a vice-campeã brasileira Suelen Naraisa, derrotando-a por 10,40 x 7,40 pontos.
Em seguida, foram iniciadas as quartas-de-final masculinas. O paraibano Fábio Gouveia despachou o cearense Adilton Mariano para garantir a primeira vaga nas semifinais do Super Surfe de Imbituba.
Na segunda bateria, o baiano Flávio Costa começou forte com notas 7,67 e 7,10 em suas duas primeiras ondas e liderou toda a disputa.
O ubatubense Renato Galvão ainda arrancou a maior nota da bateria (8,73) e ficou precisando de 6,04 pontos para reverter o placar, porém não entrou mais nenhuma outra onda boa e o resultado terminou definido por uma pequena diferença: 14,77 x 14,56 pontos.
Continua depois da publicidade
– Eu tive a chance de ganhar dele lá em Saquarema, quando ele foi campeão brasileiro, só que eu fiquei muito nervoso, mas dessa vez entrei tranquilão, consegui pegar duas ondas boas logo no início da bateria e estou muito afim de ganhar este campeonato – disse Flávio Costa.
Flávio Costa enfrenta agora o paraibano Fábio Gouveia na primeira semifinal e a segunda ficou formada pelo paulista Beto Fernandes, que bateu o niteroiense Guilherme Herdy por 10,76 x 7,94 pontos, e o carioca Yuri Sodré, que derrotou o paranaense Maicon Rosa por 13,67 x 8,17 pontos.