Nunca um slogan foi tão apropriado. Emoção, nervosismo, sorrisos e aplausos sintetizaram o que foi a cerimônia de abertura dos 53° Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), na noite desta quarta-feira, no Estádio do Sesi, em Blumenau. Depois de um atraso de quase meia hora, a festa começou no Vorstadt. E fez jus ao slogan desta edição: O Coração do Esporte Bate Aqui.
Continua depois da publicidade
A organização cumpriu a missão de surpreender e emocionar o público. Aliás, o público não compareceu conforme o esperado. A maioria das 3,7 mil cadeiras do estádio ficaram vazias, mas nada que minimizasse a festa. O telão gigante que tomou conta do gramado marcou os pontos altos da cerimônia, exibindo vídeos e clipes que balançaram o coração dos expectadores.
Os nomes dos atletas que fariam o juramento olímpico e quem acenderia a pira olímpica foram mantidos em segredo até o último instante. A opção foi renovar a emoção dos Jogos, misturando novidade e experiência. O consagrado ala-pivô do basquete masculino Ricardo Probst recebeu a tocha que passeou pelas arquibancadas. De Probst, o fogo passou para as mãos infantis da pequena ginasta Ana Carolina de Lima, 12 anos, que disputará os Jasc pela primeira vez. Com ela, foi oficializada a abertura da competição.
Continua depois da publicidade