Por causa do perigo iminente nos deslocamentos o Sul do Estado, onde estavam as sub-sedes do Nova Schin Festival WCT Brasil desde 2003, a Joaca não receberá o evento neste ano. O estado de conservação e o fluxo intenso de veículos da BR-101, e as obras de duplicação do trecho Sul da rodovia atingiram em cheio a Praia da Joaquina, palco dos principais campeonatos de surfe nas décadas de 1980 e 1990, como o Hang Loose, e o OP Pro, em Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Segundo o organizador da etapa, Teco Padaratz, o campeonato continuará sendo móvel, com apenas três praias habilitadas: a da Vila, em Imbituba, onde ficará a estrutura principal; e a da Ferrugem e do Silveira, em Garopaba, onde estarão os palcos alternativos. Apesar da “exclusão”, Teco ressalta que a Joaquina tem boas chances de voltar ao cronograma nos próximos anos.
Para tanto, será necessário aguardar o término da obras de duplicação, que deve ocorrer em 2008, de acordo com o DNIT (Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes).
– Recebemos um relatório de diferentes setores da ASP (Associação dos Surfistas Profissionais) e todos foram unânimes em uma coisa: a BR-101 do jeito que está não dá. Aí tivemos que tomar uma atitude. Não podemos ficar ignorando uma situação como essa. É muito, muito perigoso – disse Teco, acrescentando que a organização do WCT Brasil oferece transporte de ônibus para os atletas, mas eles preferem alugar carros, para terem mais mobilidade e liberdade.
Continua depois da publicidade