Derek Rabelo passou toda a infância de frente para o mar, em Guarapari, no Espírito Santo. No entanto, uma deficiência o impedia de realizar um desejo simples: surfar. O capixaba nasceu cego, por causa de um glaucoma congênito, e, apesar das tentativas de tratamento, não conseguiu reverter o quadro. Mas ele não se conformou em ficar apenas ouvindo de longe o barulho das ondas. Aos 17 anos, decidiu encarar o preconceito e fazer aulas de surfe.

Continua depois da publicidade

Deu certo. Apoiado nos seus outros sentidos, Derek contrariou a lógica, caiu na água e impressionou o mundo ao surfar uma Pipeline no HavaÍ. Sua história foi parar nos telejornais nacionais e internacionais e atraiu os olhares dos maiores nomes do surfe mundial, como Kelly Slater e Carlos Burle. Tamanha inspiração virou filme, um documentário produzido por Bruno Lemos e Luiz Werneck que estreou em março 2014.

O filme já rodou na Califórnia, Flórida, no Havaí, em uma das etapas do Circuito Mundial de Surfe no Rio de Janeiro, e neste sábado terá quatro sessões em Florianópolis, no hotel Praia Mole Eco Village. Ao fim de cada exibição, Derek fará palestra e responderá a perguntas dos espectadores.

Serviço:

Documentário Beyond Sight

Continua depois da publicidade

Data: 23 de agosto

Local: Praia Mole Eco Village

Sessões: 16h, 19h30min, e 22h

Ingresso: 1kg de alimento não perecível

Retirada do ingresso: Academia Power Club, Reefifi Surf Shop e Praia Mole Eco Village