Após uma tarde surfe na Barra da Lagoa ao lado do amigo Ailson Vieira, a bicampeã mundial do WQS, Jacqueline Silva, participou do resgate do estudante alemão Thorstem Schwarz, 26 anos, que se afogou no mar no final da tarde de sexta-feira. O acidente ocorreu por volta das 18h30min, entre o posto de guarda-vidas e o Costão da Barra.

Continua depois da publicidade

Jacqueline estava na praia com o amigo quando avistou a prancha usada por Thorstem saltar, após ter deslizado, e atingi-lo na cabeça. O amigo de Jacqueline correu, junto a outras pessoas que estavam na praia, para socorrer Thorstem e tirá-lo da água, enquanto ela chamava o salva-vidas.

– Vi uma prancha indo para o alto, de relance. Percebi o acidente quando o pessoal correu para dentro da água – conta Jacqueline.

As ondas estavam baixas – não passavam de meio metro -, mas Thorstem ficou inconsciente com a pancada na cabeça e desmaiou. Trazido para a areia, recebeu os primeiros socorros e foi reanimado pelos guarda-vidas.

Continua depois da publicidade

Além de desacordado, a vítima registrou parada respiratória com afogamento considerado grave pelos bombeiros. Thorstem é surfista iniciante, natural de Frankfurt, não fala português e estava acompanhado de uma amiga. Depois da vítima recuperar a consciência, Jacqueline passou a conversar, em inglês, com a amiga para pedir a Thorstem que tivesse calma e respirasse.

– Conversei com a menina. Ajudei a falar inglês, pedir calma. Eles são alemães e ela me disse que estudam aqui – revela Jacqueline.

Thorstem foi levado pelo helicóptero Arcanjo, do Corpo de Bombeiros, ao Hospital Universitário. Segundo o major Giovanni Matiuzzi, ao receber os primeiros atendimentos, ele foi encaminhado para o Hospital Celso Ramos, porque apresentou luxação em três vértebras da coluna cervical.

Continua depois da publicidade

Conforme o hospital, Thorstem foi levado para um leito, está sendo tratado com medicação controlada, mas passa bem.