O julgamento do mensalão do PT, escândalo que abalou o governo do ex-presidente Lula em 2005, já tem uma data para começar: o Supremo Tribunal Federal (STF), em reunião administrativa na tarde desta quarta-feira, determinou que os trabalhos vão começar em 1º de agosto.

Continua depois da publicidade

O relator revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, não esteve presente – assim, a marcação da data estaria pendente de seu aval. Ele, contudo, tem dito que entregará seu voto ainda no mês de junho, o que viabilizaria o início do julgamento em 1º de agosto.

O Supremo projetou ainda um cronograma para os trabalhos. No dia de estreia, a leitura do relatório do ministro Joaquim Barbosa está marcada para as 14h. Em seguida, inicia-se a sustentação oral do procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

Entre 2 de agosto e 14 de agosto, estão programadas sessões seguidas em que as defesas fazem sustentações orais. Cada um terá direito a uma hora, sendo cinco sustentações por dia. Só há pausa no dia 3 de agosto, uma sexta-feira.

Continua depois da publicidade

A partir do dia 15 de agosto, com sessões nas segundas, quartas e quintas-feiras, começam os votos dos ministros. Começa com Barbosa, Lewandowski e os outros. Os ministros não têm tempo limitado para falar.