A misteriosa fibromialgia

Além de fadiga e dor crônica, pessoas com fibromialgia (FM) podem ter insônia, rigidez matinal, dificuldade de concentração e até ansiedade ou depressão. O impacto na qualidade de vida é tal, que pode resultar em perda de emprego e/ou isolamento social.

Continua depois da publicidade

Não há cura, e nenhum tratamento resolverá todos os sintomas, mas alguns sintomas podem ser aliviados por fisioterapia, terapia cognitivo-comportamental e medicamentos, como a amitriptilina. Para aqueles com níveis baixos de vitamina D, suplementos dessa vitamina pode ser uma nova ajuda de bom custo-benefício, é o que foi publicado esta semana do jornal Pain.

Testando a hipótese

Continua depois da publicidade

A concentração de calcifediol no sangue é considerado o melhor indicador do nível de vitamina D. A ideia dos pesquisadores era de que a suplementação de vitamina D reduziria o grau de dor crônica dos pacientes com níveis baixos de calcifediol e também melhorar outros sintomas. Trinta mulheres com FM e baixos níveis de calcifediol sanguíneos foram divididas igualmente para receberem a vitamina ou não. O grupo tratado recebeu a vitamina por via oral durante 25 semanas.

O grupo das vitaminadas teve menos dor e melhoras na aptidão física, enquanto o grupo das não vitaminadas permaneceu do mesmo jeito. Porém não houve diferenças nos sintomas de ansiedade e depressão entre os dois grupos.

Uma ajuda a mais

A fibromialgia não pode ser explicado apenas pela deficiência de vitamina D. Contudo, a suplementação pode ser um tratamento relativamente seguro e econômico. Os níveis de vitamina D devem ser monitorados regularmente nestes pacientes, especialmente no inverno, quando se toma menos sol, e suplementado quando necessário.

Continua depois da publicidade