Uma colisão de asteroides gigantes em um sistema estelar vizinho foi registrado por astrônomos pelo supertelescópio espacial James Webb. O Beta Pictoris é conhecido pela juventude e intensa atividade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

As evidências foram apresentadas em um estudo na 244ª Reunião da Sociedade Astronômica Americana (AAS, na sigla em inglês). De acordo com o g1, há anos os astrônomos suspeitavam que uma grande quantidade de poeira observada em imagens do Telescópio Espacial Spitzer, entre 2004 e 2005, ao redor da estrela Beta Pictoris, poderia indicar uma colisão massiva de asteroides.

VÍDEO: Veja lançamento da maior espaçonave do mundo, de Elon Musk

No entanto, o evento só pôde ser confirmado com precisão após as novas imagens que foram disponibilizadas pelo James Webb em 2023 e análise de dados do observatório, que mostrou uma diminuição significativa na quantidade de poeira espacial ao redor da estrela. Com isso, segundo o g1, os pesquisadores puderam confirmar que a colisão de asteroides ocorreu cerca de 20 anos atrás.

Continua depois da publicidade

O sistema estelar está localizado a cerca de 63 anos-luz da Terra e tem sido objeto de estudo de especialistas justamente por esta proximidade, além de seus processos de colisões e idade.

Veja imagens recentes do telescópio espacial James Webb

Leia também

Como é o Parque da Nasa de Balneário Camboriú por dentro; veja 50 fotos do museu

Telescópios são colocados em praça de Brusque para público ver a Lua; veja programação

Robô da Nasa envia imagem “cartão postal” de Marte; veja