Supermercados de Gaspar, no Vale do Itajaí, tiveram cerca de 220 kg de alimentos já fora do prazo de validade recolhidos durante fiscalização do Procon nesta semana. Foram sete estabelecimentos visitados, entre os quais três tinham produtos vencidos.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Em um deles foram encontrados 230 produtos estragados, que totalizaram 152 kg. Um outro supermercado teve 79 alimentos recolhidos, equivalentes a 38 kg. Já o último teve 116 produtos confiscados, o que representou 31 kg, segundo a prefeitura local. Não foram divulgados os nomes dos estabelecimentos envolvidos.
Os agentes do Procon recolheram laticínios em geral, como iogurtes, embutidos, o que incluiu linguiças, cereais e produtos da padaria que eram ofertados já fora da validade.
— Esta é uma prática que não nos prejudica apenas como consumidores, mas coloca em risco a nossa saúde — disse o superintendente do Procon de Gaspar, Roberto Procópio, de acordo com publicação da prefeitura da cidade.
Continua depois da publicidade
O órgão reforçou ainda que, em acordo com a lei 17.123/2017, o consumidor que encontrar na prateleira um produto já vencido tem direito a levar gratuitamente um idêntico ou similar em boas condições. Se o consumidor só se der conta do vencimento já fora do estabelecimento, o supermercado só é obrigado a fazer a troca.
Leia mais
Começa a demolição do antigo Celeiro do Vale, em Blumenau, atingido por incêndio
Empresários de SC garimpam relíquias do mundo cervejeiro para museu
SC deve autorizar vacina da Covid para crianças de 3 a 5 anos nesta sexta-feira