Faltando 29 dias para a Páscoa, os supermercados de Jaraguá do Sul estão com as gôndolas carregadas de ovos de chocolates. Tem sabores, tamanhos e marcas para todos os bolsos e gostos. A previsão é de um incremento médio nas vendas de 8,8%, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), mas algumas lojas estão mais otimistas e apostam em ganhos de até 20%.
Continua depois da publicidade
Há cinco meses em funcionamento, o supermercado Cooper do Jaraguá do Sul Park Shopping comprou mil unidades de ovos e espera vender todo o estoque. A rede aposta na variedade para atrair os consumidores, oferecendo oito marcas de chocolate. O gerente Douglas Carlos Dias diz que o carro chefe continua sendo os ovos que trazem brinquedos e personagens famosos da TV e da internet, oferecidos pelas grandes marcas.
Na Cacau Show, a expectativa é de um aumento de até 20% na procura. Para chamar a atenção, a empresa lançou opções diferenciadas, como o ovo com recheio de brownie, que tem 300 gramas custa R$ 34,90, e os infantis com temas de personagens de filmes e livros, de R$ 29,90 e 160 gramas. Para os apaixonados, uma pedida é o ovo de maçã do amor. Com recheio de maçã e creme, ele pesa 400 gramas e custa R$ 44,90.
A supervisora Graziele de Castro comenta que duas vendedoras temporárias foram contratadas para reforçar as equipes nas duas lojas que a Cacau Show tem na cidade, no Jaraguá do Sul Park Shopping e no Calçadão. O horário de expediente também foi estendido para dar conta do trabalho.
Continua depois da publicidade
Mas há comerciantes menos otimistas. O encarregado de compras do Supermercado Nosso Ponto do bairro Vila Lenzi, Marcio Ramos, acredita que o faturamento neste ano deve ser igual ou menor do que em 2013 por causa do feriadão prologado, emendando Páscoa com Tiradentes.
– Acredito que muita gente vai viajar e vai ter menos movimento no supermercado. Por isso não aumentamos o estoque neste ano – avalia.
Ramos destaca que os ovos estão cerca de 8% mais caros porque os fornecedores aumentaram os preços do chocolate em cerca de 12% e parte desse reajuste foi repassado para o consumidor. Segundo ele, 40% dos ovos vendidos são os que vêm brinquedo e pesam 150 e 250 gramas.
Continua depois da publicidade
Para doer menos no bolso, a mensalista Maria Helena Bandoch, 45 anos, costuma pesquisar antes de comprar. Maria acredita que vai gastar cerca de R$ 100 para presentear os dois filhos. A filha Lavínia Vanzuita Xavier, 6 anos, já escolheu o presente: quer que o coelhinho traga um ovo com brinquedo.
– A gente percebe que o preço está mais alto, então a saída é pesquisar. No ano passado, economizei cerca de R$ 30 comprando onde era mais barato – ensina.