O fenômeno “dust devil”, também conhecido como um redemoinho de poeira, causou pânico em um supermercado lotado de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, nesta segunda-feira (23). Segundo a sócia-proprietária do local, Eline Marcotto Piran, ninguém se machucou. As informações são do g1 SC.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A passagem do fenômeno, mesmo que breve, causou estragos ao telhado do barracão do supermercado e em duas casas. O ocorrido foi gravado por uma moradora (veja abaixo).
— Estávamos atendendo no momento do ocorrido. Uma parte do forro de dentro caiu. Apesar do pânico ninguém se machucou — falou Eline.
Veja o vídeo
Continua depois da publicidade
O fenômeno, conforme o meteorologista, Piter Scheuer, é comum para esta época do ano, e se forma quando o ambiente atmosférico fica seco com diferença de ventos nas primeiras camadas da atmosfera.
— Isso faz com que tenha um vórtice e uma mesa baixa favorecendo esse cone que vai até alguns metros da atmosfera — explica o especialista.
A Defesa Civil de Chapecó informou que não foi notificada, mas, nesta terça-feira (24), equipes foram até o supermercado avaliar os danos, segundo Luciano Hüning, coordenador da Defesa Civil de Chapecó. Além disso, nesta terça, responsáveis pelo estabelecimento consertaram o telhado, trocando as telhas quebradas.
— Defesa Civil no local, avaliando os danos materiais. Os proprietários já providenciaram a reposição de telhados. Sem feridos, apenas um grande susto para as pessoas daquela rua, daquele bairro — afirma Hüning.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Sistema penitenciário de SC tem saída temporária de 1,7 mil detentos no Natal
Entenda como será feita a identificação das vítimas da queda do avião em Gramado