Neste mês de agosto de 2023, quem gosta de admirar o céu e a lua terá duas oportunidades raras. Isso porque, será possível avistar duas superluas. A primeira delas acontece na terça, dia 1º de agosto, e a segunda no dia 30 do mesmo mês. Mas por que agosto tem Superlua e Lua Azul? A influência da época do ano tem relação com o ponto em que a Lua e a Terra estão mais próximas.

Continua depois da publicidade

Isto porque, a Superlua ocorre quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra e, por isso, o satélite natural do nosso planeta fica mais brilhante e pode ser facilmente avistado. Em 2023, agosto tem Superlua e Lua Azul justamente por que é neste mês que acontece a maior aproximação do astro neste ano.

Na primeira superlua, de 1º de agosto, a Lua fica cerca de 357.530 quilômetros próxima da Terra. Já a segunda Lua Cheia é no final do mês. Por ser a segunda lua de agosto, é denominada de Lua Azul.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Continua depois da publicidade

Quando será possível ver a Superlua e a Lua Azul?

Como destacado anteriormente, a superluas do mês de agosto poderão ser vistas nos dias 1º e 30 deste mês. Em setembro, está previsto para acontecer a última Superlua do ano e ela deve ocorrer em 29 de setembro.

Como ver a Superlua e a Lua Azul?

O satélite natural da Terra pode ser visto a olho nu. E, da mesma forma, a Superlua e a Lua Azul. No entanto, quem estiver interessado em melhorar a experiência poderá utilizar binóculos ou telescópios, pois ambos os objetos proporcionam uma melhor visualização da Lua.

O que é uma Superlua e Lua Azul?

A superlua ocorre quando a Lua está no ponto mais próximo da Terra e, ao mesmo tempo, em fase cheia. Vale destacar que a aproximação ocorre devido ao formato elíptico da órbita lunar. O ponto mais próximo é denominado de perigeu e o momento em que a Lua está mais distante em relação à Terra é chamado de apogeu.

Continua depois da publicidade

As distâncias mínima e máxima da Lua em relação à Terra não são exatas, pois variam conforme a influência da gravidade do Sol e de outros planetas. No entanto, a distância mínima costuma variar entre 350 e 370 mil quilômetros do nosso planeta.

A variação da distância entre o satélite lunar influencia na forma pela qual enxergamos a Lua. Quando o satélite natural do nosso planeta está próximo, conseguimos enxergá-lo com mais facilidade e em maior tamanho.

Vale destacar que o tempo de rotação da Lua sobre a Terra dura aproximadamente 28 dias. Dessa maneira, a cada 28 dias há períodos em que o satélite lunar está mais próximo ou mais distante do nosso planeta.

Continua depois da publicidade

Por que chamamos de Superlua ou Lua Azul?

O termo Superlua ou Lua Azul não é uma definição oficial. Porém, para destacar a proximidade maior da Lua com a Terra, os termos foram criados.

Leia também

Uma única rua, 6 mil pessoas e muita fofoca: vilarejo europeu viraliza pela simplicidade

Pequeno pub tem reserva mais difícil do mundo e espera de 4 anos

Megacidade futurista na Arábia Saudita pode ser um pesadelo, diz estudo