O fenômeno popularmente chamado de Superlua pode ser observado no céu nesta segunda-feira (9). Em Florianópolis, o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza a observação do céu das 18h30min até 22h, ao lado do planetário da instituição e próximo ao Restaurante Universitário.
Continua depois da publicidade
De acordo com José Roberto Costa, presidente da Associação Brasileira de Planetários, o termo não existe na astronomia, mas tornou-se popular para descrever a observação de uma lua cheia maior. O fenômeno ocorre quando a lua cheia está mais próxima da Terra em sua órbita, aparecendo mais iluminada do que a lua que vemos todos os dias.
A lua fica mais próxima da Terra pois a órbita possui o formato elíptico. Sendo assim, toda órbita elíptica possui um ponto de maior aproximação com o astro central (neste caso, a Terra) e um ponto de menor aproximação com o astro central. O ponto mais perto do centro é denominado de perigeu e o mais distante é chamado de apogeu.
O que poderá ser visto no céu nesta segunda-feira é quando a lua cheia passa pelo ponto de perigeu, ficando o mais próxima possível da Terra em sua órbita. Segundo as análises astronômicas, a lua pode ficar até 30% mais brilhante do que quando ela está no ponto mais distante, chamado de apogeu.
A observação na UFSC será feita através de dois telescópios do grupo. Conforme o integrante do observatório, o estudante de Física André Valdiviezo, os participantes devem intercalar a observação dos equipamentos. Caso fiquem com dúvidas sobre as observações, os participantes contarão com o auxílio dos estudantes universitários e de docentes da UFSC.
Continua depois da publicidade