A Superlua foi atração no céu de Santa Catarina na manhã desta quarta-feira (26). Como estava previsto, a superlua de sangue apareceu em diversas partes do Estado e do mundo. Junto com a fenômeno também foi possível ver um ecplise lunar.
Continua depois da publicidade
O eclipse lunar total, onde os observadores podem ver uma Lua avermelhada, só acontece quando ela está em fase cheia. Diversas pessoas pelo mundo e através das redes sociais fotografaram e compartilharam fotos dos fenômenos astronômicos.
> Superlua de sangue é resultado de eclipse lunar; entenda
Veja fotos da Superlua
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
Ver essa foto no InstagramContinua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O que é uma Superlua?
Este eclipse também marca o início de uma “quase tétrade” porque dá início a uma série de quatro grandes eclipses lunares em dois anos.
Três desses eclipses são totais, enquanto um deles, que será em 18 a 19 de novembro de 2021, é um eclipse parcial profundo.
> Mitos e superstições da Superlua Vermelha
Os eclipses lunares podem ser visíveis de qualquer lugar no lado noturno da Terra, se o céu estiver limpo, claro. De alguns lugares, todo o eclipse será visível, enquanto em outras áreas a Lua nascerá ou se porá durante o eclipse.
> Eventos astronômicos em 2021: veja datas
Quando é o próximo eclipse lunar?
Após o eclipse lunar de maio, o próximo eclipse ocorrerá em 18 e 19 de novembro. Este será um eclipse lunar parcial visível em grande parte da América do Norte, América do Sul, Europa, Oceania e Ásia.
Continua depois da publicidade
E depois, o próximo eclipse lunar total ocorrerá quase daqui a um ano, em 15 e 16 maio de 2022. Ele será visível em todo leste da América do Norte, da América do Sul, e partes da África.
Leia mais
SC tem recorde de temperatura negativa em 2021
Frio em Santa Catarina: saiba quais são as cidades mais geladas
Quem é a mulher que morreu soterrada após explosão em Florianópolis
“Talvez o pior momento ainda esteja por vir”, diz secretário sobre a pandemia de Covid-19 em SC