Quem olhar para o céu na noite desta quarta-feira (30), em Santa Catarina, estará diante de um raro fenômeno astronômico: a superlua azul. Entretanto, apesar do nome em referência à cor, o satélite não vai mudar sua tonalidade natural. Ela apenas vai ficar maior e mais brilhante.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O professor Roberto K. Saito, do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), explica que o nome serve para identificar a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês.
— É muito difícil que ocorra duas Lua cheia no mesmo mês, teria que ocorrer uma logo no início e uma logo no fim, que é o caso deste mês de agosto — diz o professor.
A origem do termo “lua azul” surgiu da expressão em inglês “Blue Moon”, usada nos Estados Unidos para representar “uma coisa muito rara”, diz Roberto.
Continua depois da publicidade
— A expressão surgiu em 1930, em uma revista americana chamada Sky Telescope, que falava justamente sobre a lua azul. Mas dizem que mesmo antes disso, existem registros históricos falando de Lua azul, mas que poderia ser, por exemplo, a quarta Lua cheia dentro de uma mesma estação do ano — conta.
Superlua azul poderá ser observada com telescóspios UFSC
O Observatório da UFSC vai estar aberto gratuitamente ao público, a partir das 19h, para a observação do fenômeno na noite desta quarta. O local conta com telescópios e não é necessário agendamentos.
O Observatório UFSC está localizado no campus de Florianópolis, na Trindade, atrás do Restaurante Universitário, próximo ao bosque.
*Sob supervisão de Clarìssa Batìstela.
Publicidade
Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC.
Continua depois da publicidade
Leia também
“Superlua azul” pode ser vista no céu de SC nesta quarta-feira; veja horários
Superlua: entenda o fenômeno e saiba quando o astro está mais perto da Terra