A Diretoria de Bem Estar Animal (Dibea) de Florianópolis resgata de 45 a 50 animais de rua todos os meses. No último mês foram resgatados 35 filhotes e sete mães que estavam na rua ou em situação de risco. Segundo a Dibea, os abandonos acontecem por toda a cidade, porém, o Norte e o Sul da Ilha são as regiões com maior incidência de animais precisando de resgate. Uma realidade que tem desafiado o órgão na capital catarinense.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Os animais resgatados pela Dibea são levados para o abrigo próprio, com capacidade para 120 animais. No momento, a equipe está cuidando de mais de 200 cães e gatos e conta com a assistência de lares temporários para garantir que todos recebam os cuidados necessários.
De acordo com a diretora do órgão, Bárbara Becker, devido ao grande número de animais resgatados no abrigo e à baixa demanda por adoções, a Dibea não tem estrutura para acolher todos os animais que precisam de ajuda.
— Os resgates são feitos conforme a gravidade do problema. Hoje, por conta da superlotação do abrigo, somos obrigados a escolher os casos mais graves e que precisam de uma atenção de forma emergencial. Quando o animal não está em situação de risco, nós oferecemos ao solicitante ajuda para castrar o animal, vacinar, consultar e até mesmo fornecer ração se for necessário — explica Bárbara.
Continua depois da publicidade
Quem é o engenheiro que largou trabalho formal para cuidar de 400 cães em SC: “Doei minha vida”
A diretora acredita que a solução para reduzir o número de animais de rua seria a castração obrigatória e o aumento da pena para abandonos. No Brasil, o abandono de animais é crime desde 1998 e a lei prevê detenção de três meses a um ano, além do pagamento de multa.
Veja alguns animais disponíveis para adoção
A Dibea de Florianópolis
O órgão é responsável pela execução das políticas públicas de proteção, defesa, saúde, bem-estar e controle populacional dos animais domésticos do município de Florianópolis. Além do resgate dos animais em situação de risco, a Dibea promove feiras de adoção, realiza castrações e atendimento veterinário gratuito, entre outras ações.
Todos os animais disponíveis para adoção na Dibea já estão castrados, vacinados, microchipados, desverminados e recuperados de possíveis problemas de saúde. Para adotar é necessário ter mais de 18 anos, um local adequado e condições de cuidar de um animal.
Continua depois da publicidade
Quem tiver interesse em adotar na Dibea pode iniciar o processo pelo telefone (48) 99940-8643, ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, sem chuva, das 13h30 às 17h. Os animais são entregues na residência após conhecimento do local.
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
VÍDEO: Cãozinho pede carinho ao vivo para repórter e rouba a cena na NSC TV
Conheça o Poodle gigante de quase 30 kg que encantou as redes sociais
Creche de cães de SC tem ônibus “escãolar” para transportar os pets; confira