Com o objetivo de reduzir os efeitos da superlotação dos presídios catarinenses e proteger os direitos dos condenados que obtiveram a progressão de pena para o regime semiaberto, a Defensoria Pública da União entrou com uma ação contra o Estado de Santa Catarina exigindo a criação de 4,5 mil vagas no sistema prisional. Na Ação Civil Pública, a defensora Vanessa Almeida Moreira Barossi solicita que a prisão domiciliar seja o destino dos presos com direito ao semiaberto, ao invés de serem obrigados a esperar no regime fechado pelas vagas.

Continua depois da publicidade

Kátia Abreu em SC

Uma das maiores lideranças do agronegócio brasileiro, a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura, será palestrante do seminário sobre o agronegócio brasileiro dia 10 de março, no Hotel Cambirela, em Florianópolis. Organizado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina, o evento reunirá cerca de 200 dirigentes rurais catarinenses. A conferência da senadora deve começar às 16h e terá como tema Política Agrícola, Avanço e Sustentabilidade do Agronegócio.

Exemplos de mulheres

Continua depois da publicidade

Em função do Dia Internacional da Mulher, e com as presenças de representantes do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, do Fórum Maria da Penha e da Coordenadoria Estadual da Mulher, a Assembleia Legislativa irá homenagear, nesta quarta-feira, seis mulheres consideradas exemplos pelos serviços prestados à Santa Catarina. Cinco foram indicadas pelas deputadas estaduais com mandatos na atual legislatura e a sexta pelo Poder Legislativo. São elas: Jamile Machado, Joana Maria Pedro, Alvete Pasin Bedin, Carolina Mathilde Wagner Probst, Clair Castilhos e Raquel Ribeiro Bittencourt.

Avanços legais em prol das mulheres

Por falar em Dia Internacional das Mulheres, o plenário da Câmara Federal, em Brasília, aprovou dois projetos de lei que irão beneficiar diretamente as mulheres: o primeiro proíbe a revista íntima de mulheres em empresas privadas e entidades da administração pública, com uma única exceção para os casos previstos em lei em ambientes prisionais, sob investigação policial e sempre feitas por uma autoridade do sexo feminino. E o segundo projeto que garante a visita dos avós aos netos em caso de divórcio dos pais.

Vamos cuidar da vida

Com o tema Vamos Cuidar da Vida, o Instituto Ecofuturo lança o 7º Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso. Cerca de 70 mil escolas, 6 mil bibliotecas públicas e comunitárias e 800 organizações sociais em todo o Brasil foram convidadas a ler, conversar e escrever sobre os cuidados com a vida, de forma alegre, leve e inteligente. Os melhores textos de cada faixa-etária serão premiados com notebooks e publicados num livro financiado pelo Ecofuturo. Todas as informações estão no site www.ecofuturo.org.br/concursocultural.

Continua depois da publicidade