O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, destacou nesta terça-feira que o superávit primário de janeiro, de R$ 26,1 bilhões, é muito elevado e representa um quarto da meta fiscal cheia prevista para este ano. O resultado também é recorde para o mês desde o início da série histórica iniciada em 1997.

Continua depois da publicidade

– Estamos bem satisfeitos com o resultado de janeiro, compreendendo que cada mês tem sua especificidade em termos de valor do superávit primário. Janeiro é tradicionalmente forte, mas o resultado desse ano é bem maior do que no ano passado e, portanto, anima – ressaltou.

Augustin indicou também que não poderia adiantar se o governo perseguirá em 2013 o cumprimento da meta cheia de superávit primário. Segundo ele, só depois da aprovação do Orçamento é que o governo definirá essa questão, durante as discussões do decreto de programação orçamentária deste ano.

De acordo com Augustin, em qualquer cenário o resultado de janeiro é “auspicioso”. Ele argumentou que a análise das contas publicas tem que ser feita pela sua tendência. E, no caso do Brasil, afirmou que a tendência é de queda mais forte da relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB.

Continua depois da publicidade