A etapa de abertura do Super Surf 2003 – a divisão de elite do circuito brasileiro de surfe profissional – recomeçou nesta sexta, dia 21, com ondas inconstantes de até 1m50cm na Praia de Maresias, em São Sebastião (SP). As surfistas folgaram nesta sexta, e o dia ficou reservado para os homens disputarem a terceira fase e metade da primeira rodada da chave principal, quando estréiam os favoritos.

Continua depois da publicidade

– As condições estão muito difíceis, porque as séries estão alternando bastante, com as maiores até abrindo um pouco mais – disse o paulista Tadeu Pereira, após ganhar o confronto contra o também ubatubense Costinha.

Seu adversário na abertura das oitavas-de-final será o cearense Claudemir Lima, que entrou duas vezes no mar para enfrentar as difíceis condições das ondas na Praia de Maresias. Na primeira, ele despachou o paulista Renato Galvão e na segunda barrou o número 5 do Super Surf 2002, o catarinense Andréas Eduardo.

-Estou amarradão porque estava precisando de um bom resultado para me motivar ainda mais. Não foi fácil disputar duas baterias porque as ondas subiram de repente e você não sabe qual é que vai abrir uma boa parede para as manobras – afirmou Claudemir.

Além dessa, outras surpresas ocorreram na terceira rodada do Super Surf de São Sebastião. Na segunda bateria, o novato Bruno Moreira (SP) despachou o campeão brasileiro de 1996 Joca Júnior (RN). Na sétima, o também estreante Hizunomê Bettero ganhou o confronto ubatubense contra o vice-campeão brasileiro do Super Surf 2001, Odirlei Coutinho.

Continua depois da publicidade

Mas o maior destaque foi o baiano Flávio Costa, que para derrotar o paulista Adriano de Souza (mais jovem surfista da história a ingressar na carreira profissional) quebrou todos os recordes do campeonato. Tirou a maior nota – 9,17 – e registrou a maior pontuação – 16,17 pontos – dos três primeiros dias da competição.

– Achei uma esquerda de sonho na bateria e estou muito feliz por ter avançado para enfrentar os tops no evento principal – contou Flávio Costa.