Quando o relógio marcar 20h30min no domingo, dia 13, uma boa parte da população mundial vai parar para ver um jogo. Só que o jogo em questão é muito mais do que uma simples disputa esportiva. O Super Bowl, a decisão da NFL – a liga dos Estados Unidos de futebol americano –, é um megaevento global, que reúne fãs da modalidade e também quem gosta de ver um grande espetáculo.
Continua depois da publicidade
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O duelo entre Cincinnati Bengals e Los Angeles Rams no SoFi Stadium, em Inglewood, na Califórnia, é só o pano de fundo para a máquina do entretenimento globalizada entrar em ação e reunir gente das mais variadas tribos.
Os números mostram a imponência do evento: cada comercial a ser veiculado no Super Bowl ultrapassa os 7 milhões de dólares (R$ 36,8 milhões) neste ano. Dados do Topic Insights da Taboola, que integra a plataforma de análise de audiência em tempo real Taboola Newsroom, mostram um aumento de quase 500% no interesse pelo termo “Super Bowl” nas últimas seis semanas.
> Tom Brady decide se aposentar da NFL depois de 22 temporadas
Continua depois da publicidade
Em campo, o duelo reúne dois “azarões”. Será a primeira vez que nenhum dos dois times que chegam à decisão terminaram nas três primeiras posições de qualquer conferência desde 1975. E para conseguir isso, Bengals e Rams tiveram que derrubar times tidos como favoritos. A equipe de Cincinnati venceu os Kansas City Chiefs na final da AFC, enquanto os Rams eliminaram os atuais campeões Tampa Bay Bucaneers ainda nos confrontos de divisão da NFC.

Sob a liderança do experiente quarterback Matt Stafford, 34 anos (foto acima), os Rams buscam o segundo título do Super Bowl e o primeiro como um time de Los Angeles. Os Rams venceram pela última vez em 1999, quando atuavam em St. Louis e apareceram pela última vez no Super Bowl em 2018. Já os Bengals têm na juventude do quarterback Joe Burrow, 25 anos (foto abaixo), a esperança para conquistar o primeiro título da NFL, na terceira vez que chegam a um Super Bowl. A última vez que o time chegou à decisão foi em 1988.

Além das emoções dentro de campo, o Super Bowl sempre conta com grandes atrações no intervalo, com apresentações especiais de estrelas do mundo da música. E neste ano, a organização não poupou esforços e montou um time de respeito para animar o público na Califórnia e enlouquecer os fãs na transmissão pela TV.
Cinco dos maiores ícones do hip-hop mundial vão agitar o intervalo: Eminem, Snoop Dogg, Dr. Dre, Mary J. Blige e Kendrick Lamar. Juntos, os artistas somam 43 prêmios do Grammy, principal premiação do segmento.
Continua depois da publicidade
Confira o vídeo promocional do show do intervalo:
Pelo jogo, pelo espetáculo ou pelos comentários nas redes sociais, aposto que você estará de olho no Super Bowl domingo. Bora!?!
Como assistir o Super Bowl 56
No Brasil, o Super Bowl LVI terá transmissão dos canais ESPN e RedeTV. O jogo começa às 20h30min. E se você vai acompanhar a uma partida de futebol americano pela primeira vez na vida no Super Bowl, a gente preparou uma arte com as regras básicas do jogo. Confira:
Leia também
Motorista morre após ser baleada e capotar o carro em Fraiburgo
A teoria da evolução entra em campo: revelado como atacante, Andrei brilha como zagueiro na Europa
Por saúde mental, Medina não disputará etapa do mundial de surfe